Bioderma Portugal | Da pele saudável à pele sensível...as causas

Allez au contenu Allez à la navigation

DA PELE SAUDÁVEL À PELE SENSÍVEL…AS CAUSAS

A pele pode tornar-se sensível em qualquer altura, através da influência de vários fatores tais como: utilização de produtos cosméticos inadequados e com ingredientes de baixa qualidade ou com impurezas designadas “micro-poluentes”; má qualidade da água e fatores ambientais ou hormonais. A pele está diariamente exposta a múltiplos fatores externos que são potencialmente sensibilizantes.

 

FATORES INTERNOS

FATORES EXTERNOS

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: O MAIOR RISCO DE SAÚDE AMBIENTAL DO MUNDO SEGUNDO A OMS
Em 2015, foi criado um índice mundial da qualidade do ar para mais de 60 países, o “World Air Quality Index”. Este é um mapa interativo que permite visualizar em tempo real as cidades mais afetadas pelos 4 poluentes maioritários, as partículas finas e ultra-finas, o ozono, o dióxido de azoto e o dióxido de enxofre.
> A Ásia é a zona mais afetada pela poluição de partículas finas e ultra-finas, que têm maior facilidade de penetrar na pele através dos folículos pilosos.

O AUMENTO DAS PATOLOGIAS INFLAMATÓRIAS

No início, a pele consegue adaptar-se às agressões ambientais. No entanto, trata-se de uma corrida contra o tempo, uma vez que o organismo está em stress. Existem 3 grandes fatores que irão gerar um ciclo vicioso negativo para a pele sensível.
 
Stress oxidativo :  Tipo de agressão por espécies reativas de oxigénio (ROS) e espécies reativas azotadas (RONS) aos constituintes da célula.