Bioderma Portugal | Tratamentos e cuidados diários

Allez au contenu Allez à la navigation

Tratamentos e cuidados diários

É difícil manter a calma e a lucidez quando as crises de eczema estão constantemente a aparecer. O seu bebé chora muito, não dorme o suficiente – e você também não! Até os irmãos do bebé têm que lidar com as consequências do eczema atópico, que afetam a vida de toda a família. O mais difícil de tudo, para os pais, é verem o seu bebé sofrer tanto com uma doença crónica com recidivas constantes. Check-ups regulares com o médico são essenciais para estabelecer um tratamento eficaz durante as crises. Existem também outras formas de ajudar o seu filho e proporcionar uma ação calmante diária.

Tratamento contínuo da pele atópica: hidratar, hidratar, hidratar!

Em todos os casos de eczema atópico, existe o problema da pele seca e da barreira cutânea alterada. A nutrição diária desta pele seca é essencial para reforçar a sua camada hidrolipídica protetora. Este passo simples, ajuda também a espaçar as recidivas. Para bebés com elevada probalidade de desenvolver atopia, é importante começar a aplicar produtos emolientes desde o nascimento, e continuar até que não existam mais sintomas – frequentemente até à adolescência! Garanta que escolhe produtos adaptados especificamente à pele atópica.

As vantagens de ter uma pele atópica devidamente hidratada:

  • Previne as recidivas
  • Abranda a evolução da doença ao melhorar o equilíbrio cutâneo
  • Trata os sintomas ao reduzir o prurido

Tratar as crises de eczema: combater a inflamação

Quando ocorre uma crise de eczema, o tratamento com anti-inflamatórios de aplicação local (cosrticosteróides tópicos) são a forma mais apropriada de acalmar rapidamente, reduzir o prurido e evitar infeções na criança. Aplique sempre o tratamento prescrito pelo seu médico, apenas nas áreas afectadas, uma vez por dia, até a vermelhidão desaparecer. A quantidade de corticosteróides tópicos que aplica, diminui automaticamente à medida que o tratamento progride e as lesões se tornam menores. É sempre boa ideia seguir as recomendações do seu médico.

4 dicas para aplicar creme como um profissional:

  • Lave as mãos antes de aplicar creme no seu filho.
  • Seja generoso. A quantidade certa de creme para os dois cotovelos e joelhos de uma criança, é o equivalente ao tamanho de uma mão cheia. Massage o creme suave e lentamentamente para que seja bem absorvido.
  • Creme emoliente duas vezes por dia: aplique o creme ou bálsamo hidratante, de manhã e à noite, mesmo que o seu filho não tenha tomado banho, em todo o seu corpo e não apenas nas zonas mais críticas.
  • Tratamento anti-inflamatório uma vez por dia: na mesma altura que o creme hidratante, mas apenas nas zonas de eczema, até que desapareça. Siga sempre a prescrição médica.

Aprenda como aliviar o prurido

Coçar furiosamente apenas agrava a inflamação e o prurido. Mas podem existir soluções para um prurido tão intenso. Aqui ficam cinco ideias para testar:

picto_froid_118x118.png

Aplique frio: Coloque cubos de gelo embrulhados numa toalha limpa, nas zonas de eczema.

picto_sos_118x118.png

Aplicar Atoderm SOS Spray para aliviar o prurido. Pode ser utilizado também em recém-nascidos.

picto_doudou_118x118.png

Desvie a atenção da criança com o seu brinquedo favorito, uma piada ou caretas.

Rotina de cuidado

Pele com tendência atópica

  • 1. Limpeza

    atodermintensive_gelmoussant1l.png

    Atoderm Intensive Gel moussant

  • 2. Cuidado

    untitled-4.png

    Atoderm Intensive Baume

  • 3. Cuidado Complementar

    3401528546402_0.png

    Atoderm SOS Spray

Artigos complementares

Tudo o que há a saber sobre a pele atópica do seu filho Ler artigo
Descubra os conselhos dos nossos especialistas Ler artigo