Combination to Oily Blemished Skin

A pele oleosa caracteriza-se geralmente por uma textura mais espessa, com poros dilatados, uma aparência baça, gordurosa e luzidia. Essa aparência deve-se ao excesso de sebo, que favorece o aparecimento, mais ou menos regular, de imperfeições cutâneas, como "pontos negros" ou "borbulhas"

 Na pele mista, as imperfeições localizam-se geralmente na zona média do rosto: testa, nariz e queixo, vulgarmente designada por zona T. O resto do rosto e do corpo pode apresentar pele normal ou até seca. A pele mista é geralmente desequilibrada e facilmente sujeita a ficar danificada.

Quais as causas da acne?

A acne é uma doença inflamatória da pele que afeta o folículo pilo-sebáceo. Três fatores associados são responsáveis pela acne:

Too much sebum pore
Hiperseborreia hiperqueratinização e a proliferação bacteriana.
Hiperseborreia: corresponde ao excesso de produção de sebo, resultante da atividade hormonal desencadeada durante a puberdade. A pele fica gordurosa e brilhante. Além disso, existe o risco de uma alteração qualitativa do sebo, o que significa que a sua composição difere da composição do sebo saudável. Mais espesso, tem maior dificuldade em fluir para fora do folículo, o que aumenta o risco de formação de comedões.
Clogged pore
Hiperqueratinização a multiplicação excessiva de células na parede do canal folicular obstrui o poro e impede a evacuação do sebo. Isso faz com que apareçam comedões, pequenas elevações cutâneas, quer da cor da pele (comedão fechado ou microquisto), dando à pele um aspeto granuloso, quer com um ponto negro no centro (comedão aberto), correspondente à presença de melaninas (pigmentos da pele) na superfície do comedão.
Inflamed pore
Multiplicação bacteriana o sebo constitui um meio nutritivo ideal para certas bactérias, particularmente o propionibacterium acnes, que está naturalmente presente em todos os indivíduos, mas que em casos de acne se multiplica no folículo pilo-sebáceo e causa inflamação. O comedão transforma- se, então, numa borbulha avermelhada e dolorosa, denominada pápula (lesão inflamatória).
Quais os vários tipos de imperfeições cutâneas?

A acne causa vários tipos de lesões, geralmente com aumento da seborreia (ou hiperseborreia).

Esta condição dura vários anos, com surtos inflamatórios, enquanto persistirem as lesões retencionárias (comedões).

Microcyst
Lesões retencionárias Os comedões fechados ou microquistos,
Os comedões abertos ou "pontos negros", por vezes, quistos maiores (mais de 5 milímetros), os macroquistos.
Papule
Lesões inflamatórias Lesões inflamatórias: pápulas, pústulas e nódulos, que resultam da inflamação das lesões retencionárias.
Relief scar
Cicatrizes de possíveis lesões Manchas hiperpigmentadas, que se seguem à inflamação, em pele mate ou negra.

Em casos raros, a acne pode afetar recém-nascidos - devido às hormonas andrógenas da mãe - ou bebés mais crescidos. A acne é uma dermatose do adolescente e assume um aspeto polimórfico que combina os diferentes tipos de lesões.
A condição começa geralmente entre os 12 e os 14 anos e afeta as áreas mais oleosas da pele, como o rosto, e geralmente o tórax e as costas, em grau variável. A acne é causada por um desequilíbrio das secreções hormonais durante a puberdade.

Nas mulheres, principalmente após os 30 anos, a acne aparece mais na face inferior (maxilares) e no pescoço. Nesse caso, existe muitas vezes um componente hormonal associado às causas tradicionais da acne.

Mother and daughter sitting and together
Quais as especificidades da acne na mulher adulta?

Os fatores que promovem o aparecimento da acne na idade adulta são:

Sun
Fatores externos A utilização de cosméticos inadequados, o sol, a alimentação, etc.
Smoking
Tabaco favorece esse fenómeno: mais de 41% dos fumadores têm acne, contra 9% dos não fumadores.
Microbiomy
Genético também deve ser considerado. De facto, quando existem antecedentes familiares, é frequente que esse tipo de problemas cutâneos se manifeste na idade adulta.
Pills
Tratamentos medicamentosos como contracetivos, hormonas e antidepressivos, podem causar borbulhas e outras imperfeições.

Ao contrário da pele de um adolescente, a pele de uma mulher adulta é menos seborreica, o que significa que produz menos sebo.

As imperfeições localizam-se principalmente na parte inferior do rosto (queixo, pescoço e maxilares inferiores). São lesões inflamatórias crónicas e recorrentes (borbulhas avermelhadas) e retencionárias (pontos negros). Para corrigir esses problemas de pele, são necessários tratamentos adequados, que não são os mesmos da acne do adolescente.

    Sabia que ?

    Problemas com imperfeições cutâneas:

    • 50% das mulheres com mais de 25 anos têm problemas de imperfeições cutâneas.. 
    • 40% dessas mulheres não tiveram acne na adolescência.

    • Seguir rigorosamente o tratamento

    Os cuidados adequados à acne não funcionam na primeira aplicação, portanto deve ser paciente. No entanto, verá resultados rapidamente se continuar com o seu programa todos os dias: limpeza adequada da pele com tendência acneica + tratamento medicamentoso de manhã e à noite. Dependendo da pessoa e do tipo de acne, geralmente observa-se uma melhoria acentuada após 4 a 6 semanas.

    • Evite o sol

    É verdade que o sol pode secar as borbulhas (efeito anti-inflamatório) e ocultar as imperfeições com o bronzeamento, deixando a pele mais lisa e suave. Contudo, o sol amplifica as imperfeições (ou comedões) ao retardador, provocando o aumento da espessura da camada córnea, o que favorece a retenção das células do sebo no folículo pilo-sebáceo. O aumento do número de comedões desencadeia inevitavelmente a erupção de borbulhas, assim que o bronzeado desaparece. Para impedir esse retrocesso e evitar surpresas desagradáveis ​​no regresso de férias, proteja a sua pele regularmente com um protetor solar específico, com SPF 30. Opte por aerossóis não oleosos, ou por texturas fluidas para peles oleosas ou  acneicas.

    • Não esprema as suas borbulhas

    Quanto mais espremer as borbulhas, mais agrava a inflamação (aumentando o número e o tamanho das borbulhas), mais facilmente essas borbulhas se transformarão em pústulas (borbulhas com pus) e maior é o risco de deixarem cicatrizes.

    Woman taking medication

    Utilize produtos de limpeza não agressivos, que não sejam abrasivos nem alterem os lipídios da película hidrolipídica e da camada córnea. Pode usar esfoliantes, mas apenas se não estiver a seguir um tratamento médico associado, que geralmente já provoca a esfoliação da pele. As águas micelares são perfeitamente adequadas à limpeza das peles oleosas.

    É essencial remover a maquilhagem ou limpar a pele todas as noites, mesmo se não usar maquilhagem, para eliminar sujidade, partículas de poluição e outros resíduos que se depositam na pele ao longo do dia.

    Woman with acne-prone skin cleaning her face

    1 a 2 vezes por dia, aplique delicadamente um cuidado adequado às imperfeições da sua pele, recorrendo a um produto de uma linha dermo-cosmética indicada para peles oleosas  com tendência a imperfeições.

    • Se consultou um médico, aplique regularmente os tratamentos prescritos, seguindo as suas indicações
    • Se seguir um tratamento dermatológico local ou oral, que resseca a pele, deve aplicar diariamente um cuidado complementar, adequado à pele mista ou oleosa, para hidratar a pele e os lábios. Corretores, cremes BB e bases não comedogénicos, também podem ajudar a esconder as suas imperfeições.
    Woman with acne-prone skin looking in a mirror