Na BIODERMA, respeitamos verdadeiramente as pessoas e o nosso mundo. BIODERMA é uma marca NAOS. A ecobiologia está no centro da abordagem do grupo NAOS, com o objetivo de preservar e fortalecer a pele dentro do seu ecossistema. Esse ecossistema também faz parte de um mundo maior. O objetivo do grupo NAOS vai além do cuidado com a pele, inclui o cuidado humano. Questionamos constantemente o status quo e a nossa responsabilidade em contribuir para um futuro positivo para todos. Esta perspetiva leva-nos a rever as fórmulas dos nossos produtos e a participar em ações que procuram causar um impacto positivo no planeta.
Atualmente, os cientistas estão a estudar a forma como os filtros solares afetam o meio ambiente marinho. Nos primeiros estudos concluiu-se que, ao comparar os filtros orgânicos com os minerais, um não pode ser considerado melhor que o outro. Ambos deixam a sua marca de forma diferente.
No entanto, não podemos correr o risco de desenvolver um cancro de pele devido à exposição solar. Uma vez que todos precisamos utilizar fotoproteção, a BIODERMA melhora continuamente os seus produtos com base nas recentes informações científicas sobre os próprios ingredientes e o seu impacto no meio ambiente. Com o avanço da Ciência, torna-se nosso dever proporcionar uma maior segurança dermatológica e uma proteção eficaz. Para isso, é necessário escolher cuidadosamente os nosso filtros químicos e minerais. Melhoramos as texturas para que seja mais fácil espalhar uniformemente o produto e para que os filtros solares sejam altamente resistentes à água. Também oferecemos uma variedade de formatos e embalagens, que se adaptam às diferentes necessidades. Todos podem encontrar o formato ideal para si.
De forma a melhorar ainda mais as nossas eco-designed formulas do Photoderm MAX SPF50 +, Photoderm MAX Leite família SPF50 + e Photoderm KID Spray SPF50 +, seguimos 4 regras:
1. Selecionamos minuciosamente os nossos ingredientes de forma a minimizar o impacto ambiental no meio marinho. Não usamos silicones, por exemplo.
2. As nossas fórmulas são muito resistentes à água, para minimizar o seu efeito no ecossistema marinho. Não usamos filtros solúveis, por exemplo.
3. Testamos as fórmulas para garantir que não branqueiam os corais ou perturbam as atividades fotossintéticas das algas.
4. Testamos as nossas fórmulas em laboratórios independentes
Testes com grandes concentrações têm pouco ou nenhum impacto nos corais e nas algas
Testamos propositadamente altas concentrações da nossa fórmula no crescimento de corais e das algas marinhas. Os testes mostraram que a eco-designed formula de Photoderm MAX tem pouco ou nenhum efeito nos corais e nas algas. No ambiente natural e em níveis normais de uso, a fórmula1 do Photoderm MAX não apresenta perigo para o meio ambiente2.
1 MAX SPF50+ Spray 400ml, 200ml, Leite Família, KID Spray SPF50+
2Avaliação da ecotoxicidade de algas em algas marinhas e corais Seriathopora hystrix. Testado pela Eurofins Expertises Environnementales 2018.
Além do que podemos fazer com os nossos próprios produtos, dedicamo-nos também a apoiar ações em todo o mundo que sejam, a longo prazo, relevantes e focadas no meio ambiente.
O projeto Plastic Odyssey é um laboratório flutuante cuja expedição iniciou este ano (2020) e pretende viajar por três anos ao redor do mundo, com o objetivo de combater a poluição dos Oceanos proveniente do plástico. Ao experimentar e refinar os métodos de reciclagem e recuperação, o projeto Plastic Odyssey espera alertar-nos para melhorar a gestão dos resíduos e diminuir a nossa dependência do plástico.
O navio tem um laboratório a bordo para reciclar o plástico e transformá-lo em energia. Fará 30 paragens ao longo da sua expedição. Em cada uma, ajudará as populações locais a transformar o plástico em objetos e materiais úteis, adaptando as soluções propostas às necessidades locais.
Ao educar, conscientizar e desenvolver uma rede de embaixadores locais do plástico, o projeto Plastic Odyssey tem como objetivo fazer com que todos olhem para o plástico como um recurso e não apenas como desperdício.
Os objetivos do projeto Plastic Odyssey vão ao encontro dos objetivos da BIODERMA, do grupo NAOS e da nossa visão do cuidado do ser humano de várias formas. Podemos resumi-las em cinco razões:
1. Este é o primeiro em todo o mundo. O projeto Plastic Odyssey é o primeiro laboratório flutuante dedicado à reciclagem e redução de resíduos plásticos e que ajuda a construir unidades de reciclagem pequenas e simples, promovendo iniciativas de redução de resíduos em comunidades locais em todo o mundo.
2. A missão do projeto Plastic Odyssey merece atenção e visibilidade devido à criação de utilidade pública em todos os lugares onde estaciona ao longo de seu caminho, e não só.
3. Ao longo da expedição, o navio reduzirá o desperdício de plástico no oceano e ajudará a criar empregos nos países em desenvolvimento.
4. Esta expedição pretende mostrar que é possível desenvolver um uso sustentável dos recursos oceânicos combinando inteligência humana, ações comunitárias e a proteção do meio ambiente.
5. Juntos, todos podemos criar alternativas ao plástico e testá-las em tempo real a bordo do barco.
A BIODERMA orgulha-se em fazer parte da expedição Plastic Odyssey nos próximos anos.