A dermatite atópica não é uma doença contagiosa. Contudo, quando as crianças têm uma pele muito seca e atópica, a sua qualidade de vida e a da sua família é afetada. Esta doença não tem cura, mas normalmente desaparece por si mesma durante a infância (antes dos cinco anos, em 50% dos casos)1, se os sintomas forem adequadamente controlados. Apenas 4% dos casos de dermatite atópica continuam na idade adulta, caso em que são geralmente graves1. Para evitar que a doença progrida desta forma, passamos a indicar as recomendações oficiais a serem seguidas, relativamente à higiene e cuidados com a pele seca e atópica de bebés e crianças.

atoderm SS&M3 patience

A maioria dos dermatologistas explica que a gestão da dermatite atópica é multidimensional2. Isso significa que se recorre ao conhecimento- de vários especialistas, incluindo o seu. A Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, dermatologista, está convencida de que "os pais são a pedra angular da gestão da dermatite atópica nas crianças. Os principais intervenientes no processo devem ser saber os benefícios dos produtos de cuidado da pele; mais importante ainda, devem compreender como funciona a doença. Os pais devem ter confiança nos produtos de cuidados diários da pele, bem como nos tratamentos e na sua capacidade de implementar as melhores práticas e ensiná-las aos seus filhos". Também sublinha que "os pais devem deixar de se sentir culpados". Eles não são responsáveis pela doença dos seus filhos. O mundo moderno transformou a pele de certas crianças, tornando-a mais permeável a fatores externos agrestes".

O amor incondicional e a atenção carinhosa que os pais dedicam aos seus filhos são essenciais para gerir com sucesso a dermatite atópica. É necessária muita paciência e consistência, quando se trata de práticas de higiene e cuidados com a pele.

Lembre-se de que não está sozinha(o). Há soluções que podem ajudar a aliviar a comichão e tornar a vida mais fácil para toda a família3.

  • Dr Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologist, France
    Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista - França.

    Ensine o seu filho a tornar-se independente, para que possua bons conhecimentos sobre práticas de higiene e cuidados com a pele quando for mais velho. Quando o seu filho começa a aprender a escovar os dentes, está igualmente pronto para aprender alguns conceitos básicos de higiene e hidratação relativos aos cuidados da sua pele. Uma aprendizagem bem sucedida é um longo processo que dura, em média, seis anos.

    Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista - França.

atoderm shower

1.Tomar duches, para evitar a desidratação da pele

«A pele atópica não necessita de ser lavada todos os dias. Tomar banho duas vezes por semana, é suficiente para as crianças.» Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista

  • Tomar duches curtos2 (não mais de cinco minutos para lavar o corpo e o cabelo): pode recorrer a um temporizador, que lhe dirá exatamente quanto tempo lhe resta. O seu filho aprenderá naturalmente a duração de um duche adequado à sua pele atópica.
  • Não exceder os 34°C: dê ao seu filho um termómetro com formas e cores divertidas para que ele próprio possa medir a temperatura da água.
atoderm bath

2.Tomar banho é bom, mas com cautela

"Para aqueles que têm pele seca e ligeiramente irritada, é suficiente tomar banho duas vezes por semana. Uma criança cuja dermatite atópica não é controlada, e cuja pele está muito infetada, deve tomar banho uma vez por dia, até a sua pele voltar a ficar seca, sem quaisquer outras complicações". Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista, França

A cumplicidade entre pais e filho durante o banho pode ser uma experiência maravilhosa. Ter uma pele atópica não significa que esse momento de relaxamento seja proibido. Escolha:

  • Uma temperatura suave (máximo de 34°C)
  • Durante não mais do que 10 minutos ou semelhante
  • Com produtos de higiene adequados (sem sabão)

É importante tomar banhos curtos, com a menor frequência possível, porque provocam a secura mais rápida da pele e aumentam o risco de irritação da pele seca e atópica4. Deve-se evitar colocar aditivos na água do banho (óleos essenciais, por exemplo), que poderiam causar alergias de contacto.

picto cleansing

3.As vantagens da higiene dermatológica

«Nunca use sabão, seja em casa, na escola, em casa de amigos, durante atividades desportivas, etc. O sabão foi criado para remover a gordura. E, no entanto, os lípidos da pele seca e atópica necessitam de ser preservados."  Dra Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista, França

  • Um produto de higiene sem sabão
  • Próprio para pele seca e atópica
  • Reduz a desidratação da pele
  • Protege o filme hidrolipídico
  • Sem alergénios
  • Com um pH adequado para a pele
picto baby

4.Hidratar após a higiene para obter melhores resultados

Abraço sem fim:

Envolva o seu filho numa toalha, e enxugue-o com palmadinhas suaves, em vez de o esfregar. Um abraço para secar a pele, em vez de a esfregar, é perfeito para acalmar a pele reativa.

Conforto:

Faça com que o prazer do banho ou do duche dure mais tempo: aplique um produto emoliente imediatamente após o duche sobre a pele húmida, para promover a penetração dos princípios ativos.

Frescura:

  • No Verão, utilize uma toalha refrigerada (introduzir a toalha num saco ou embalagem limpa, e colocá-la no frigorífico durante alguns minutos).
  • Durante todo o ano, hidratar com um produto emoliente refrigerado, para reduzir a comichão e aliviar a pele mais rapidamente3.
  • Dr Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologist, France
    Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista - França.

    Assim que a pele é lavada, deve ser hidratada. Mesmo que o seu filho tenha apenas lavado as mãos ou o rosto, algumas horas após o banho, devem ser novamente hidratados com um produto emoliente. Quando a pele se apresenta vermelha, com comichão ou áspera, está a desenvolver um surto de eczema atópico. É normal que o emoliente pique ou queime. Não é necessário mudar os hidratantes. Aplique imediatamente o tratamento tópico prescrito pelo seu médico, para evitar que as lesões se agravem.

    Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista - França.

atoderm SS&M3 child

Conselho da Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista:

Um pijama ultra-hidratante consiste na aplicação de uma camada muito espessa de um produto emoliente (com ou sem corticosteroides tópicos) para cobrir completamente uma área de pele muito seca ou atópica, ou mesmo todo o corpo. A cor da pele não deve permanecer visível, após a aplicação do produto. A pele fica "branca como o creme". Em seguida, veste-se uma peça de vestuário justa, como leggings ou uma t-shirt de manga comprida. Usa-se durante toda a noite. Esta técnica chama-se ‘invólucro seco’ e tem como efeito a reidratação imediata da pele. Pode ser utilizada uma vez por semana para melhorar significativamente a hidratação da pele1.

atoderm SS&M3 duo atoderm

Utilize dois produtos especialmente concebidos para preservar e hidratar mais profundamente a pele atópica do seu filho. Utilize um produto de higiene que preserve a sua hidratação natural + um produto de cuidado emoliente para hidratar a pele e recriar a barreira contra as agressões externas. 

"Os cremes hidratantes restauram a impermeabilidade da pele ao mundo exterior. Preenchem “espaços entre as células” da pele atópica durante cerca de 24 horas. Devem, portanto, ser aplicados todos os dias, uma ou duas vezes por dia, mesmo que só se tome duche ou banho duas vezes por semana. A hidratação da pele atópica deve tornar-se uma rotina diária".

Dra. Magali Bourrel-Bouttaz, Dermatologista, França

Referências:
1-  Dermatite atopique (eczéma atopique), Inserm 2016, https://www.inserm.fr/information-en-sante/dossiers-information/dermatite- atopique-eczema-atopique 
2-  Conférence de consensus - Prise en charge de la dermatite atopique de l’enfant, Ann Dermatol Venereol 2005 ;132 (HS1) :  3-295
3-  Sathishkumar D and Moss C. Topical therapy in atopic dermatitis in children. Indian J dermatol 2016;61(6):656-661