o que é a pele sensível?

Os sintomas da pele sensível e o envelhecimento precoce da pele estão bastante relacionados, uma vez que ambos têm três principais causas: stress oxidativo, alteração da barreira da pele e inflamação. Para compreender esta relação é necessário, em primeiro lugar, compreender exatamente o que é a pele sensível e sensibilizada.

As causa e as consequências da pele sensível

60% a 70% das mulheres e 50 a 60% dos homens têm pele sensível¹. Esta síndrome clínica frequente ocorre quando as fibras nervosas se tornam hiperexcitadas quando são expostas a determinados agressores. A pele reage exageradamente. Estas alterações cutâneas dão origem a sensações desagradáveis como picadas, repuxamento, ardor, prurido e irritação. Também podem ocorrer sintomas visíveis como a vermelhidão.

 

Esta sensibilidade pode também ser agravada pelo ambiente externo e pelo estilo de vida, como a poluição, raios UV, stress, calor e frio e produtos inadequados. Quando a pele é exposta a estes agressores externos, produz demasiados radicais livres. Isto faz com que o stress oxidativo aumente e a função de barreira protetora da pele seja alterada, levando à inflamação e à sensibilização da pele. Esta sensibilidade “induzida” pode aumentar a sensibilidade natural.

Alguma inflamação é necessária e saudável para ajudar a combater os germes e facilitar a cicatrização. No entanto, a inflamação excessiva ou crónica aumenta a sensibilidade da pele e diminui ainda mais as suas defesas.

Descubra mais

QUAL É A LIGAÇÃO ENTRE O EVELHECIMENTO PRECOCE E A PELE SENSÍVEL?

Outras consequências da pele sensível

Alimentada pelo aumento do stress oxidativo e pela alteração da função de barreira da pele, a inflamação crónica diminui a comunicação entre as células e acelera o seu envelhecimento (quando as células param de se dividir) - um fenómeno conhecido como inflamm’ageing. Os mecanismos biológicos envolvidos no agravamento da pele sensível são os mesmos que os envolvidos no envelhecimento precoce da pele.

 

Cunhado no início dos anos 2000 pelo professor de imunologia Claudio Franceschi, da Universidade de Bolonha, o termo inflamm’ageing refere-se à inflamação crónica que leva as células da epiderme e da derme a envelhecerem precocemente. Os efeitos visíveis do inflamm’ageing - incluindo rugas e linhas finas, desidratação e uma tez baça - aparecem na pele mais rapidamente do que durante o processo natural de envelhecimento e continuam a acelerar à medida que as capacidades de defesa da pele diminuem.

 

  • Dr Miroslav Radman
    Dr Miroslav Radman , Biologist and geneticist .

    Especializado em inflamm’ageing, o biólogo e geneticista Dr. Miroslav Radman destaca a relação entre inflamação crónica e envelhecimento acelerado das células.

    “A inflamação crónica, na origem do inflamm’ageing, também é chamada de ‘inflamação estéril’ porque não há bactérias ou vírus no local da inflamação. A inflamação crónica quebra as conexões célula a célula, separando as células e levando à quebra da homeostase tecidual mantida pela parabiose celular (a capacidade de ‘viverem juntas’).”

    Dr Miroslav Radman , Biologist and geneticist .

Para retardar eficazmente o envelhecimento precoce da pele sensível é necessário atuar nas causas e consequências dessa sensibilidade. Quebrar o círculo vicioso de inflamação, o stress oxidativo e os danos da barreira cutânea, exacerbado por fatores externos, pode reduzir a sensibilidade da pele e retardar a inflamação.

 

Através de uma investigação avançada, a BIODERMA desenvolveu a Tecnologia Defensive que proporciona uma tripla ação. Esta tecnologia confere proteção antioxidante, fortalece a barreira natural da pele e reduz a inflamação. Esta abordagem ecobiológica é a inspiração por detrás da mais recente inovação da BIODERMA, que cuida da pele sensível e sensibilizada, agindo contra o envelhecimento precoce.

Saiba mais

 

¹Farage, MA. The prevalence of sensitive skin. Front Med 2019; 6:98.

 
innovation for sensitive skin