A pele sensível sempre foi um problema bastante comum. Ultimamente, tem havido um aumento gradual e generalizado em todo o mundo. De acordo com um relatório1, em todo o mundo, entre 60% a 70% das mulheres e 50 a 60% dos homens sofrem de pele sensível.

Durante muito tempo, a prevalência de pele sensível foi subestimada. Geralmente não é uma condição para a qual se procure ajuda profissional. As sensações são subjetivas, ocorrem com frequência e são consideradas normais. A maioria das pessoas tende a pensar que não precisa de cuidado médico.

E, apesar de ser considerado um “problema menor”, é claro que para as pessoas que têm pele sensível, esta condição tem um impacto real na sua qualidade de vida. A pele sensível desempenha um papel importante nas escolhas do dia a dia, influenciando as suas decisões sobre quais alimentos comer, quais produtos comprar, que roupas usar e até mesmo para onde ir, uma vez que o ambiente interno e externo pode fazer com que a pele reaja. Lidar com as suas consequências todos os dias pode ser uma verdadeira preocupação.

 

Leia mais no nosso artigo "Medir e aliviar o peso da pele sensível no dia a dia"

 

1 Farage MA. A prevalência de pele sensível. Front Med 2019; 6:98.
Sensitive skin role in lifestyle choices

Sintomas da pele sensível

Com o aumento de pessoas com pele sensível, esta foi qualificada em 2017 pelo Forum for the Study of Itch (IFSI) como uma síndrome dermatológica legítima.

  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica - BIODERMA.

    A pele sensível é definida como sensações desagradáveis que incluem picadas, ardor, dor, prurido e sensação de formigueiro que ocorrem em resposta a estímulos que normalmente não deveriam provocar tais sensações. A pele pode parecer normal, mas é possível que vermelhidão temporária, leve e passageira, também possa acompanhar os outros sintomas. É diferente da vermelhidão permanente associada a doenças de pele como a rosácea

    Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica - BIODERMA.

Todos estes sintomas duram uma, duas ou várias horas. Incomodadas com as reações da sua pele, muitas pessoas optam por mudar a rotina de cuidados com a pele e até mesmo aspetos do seu estilo de vida, sendo um esforço para encontrar alívio. A luta pode durar uma vida inteira.

Sensitive skin symptoms

  • Aurélie Guyoux, NAOS Research & Development Director
    Aurélie Guyoux, Diretora de P&D - NAOS.

    A pele sensível é, à partida, uma vantagem. A nossa pele é o primeiro contacto com o meio ambiente. Ela fornece informações constantes sobre o ambiente e potenciais agressões, desencadeando medidas de adaptação e proteção, através do nosso organismo. Por exemplo, a nossa pele adapta-se constantemente às temperaturas quentes graças ao mecanismo da transpiração, mas também aos raios ultravioleta graças à melanina e à sua defesa oxidativa. Mas atualmente, a pele tem que se adaptar constantemente a um maior número de irritantes diferentes. A pele sensível, portanto, reage com intensidade variável a diferentes estímulos presentes no seu ambiente. Essa sensibilidade exacerbada pode ser regulada.

    Aurélie Guyoux, Diretora de P&D - NAOS.

Enquanto estudos ainda estão a decorrer para melhor compreender esta condição, os Laboratórios BIODERMA identificaram recentemente que a pele sensível pode ser desencadeada de duas formas:

A sensibilidade natural deve-se a uma disfunção biológica. Neste caso, as fibras nervosas rapidamente ficam hiperexcitadas quando expostas a certos estímulos, a pele reage de forma exagerada e os diferentes sintomas aparecem. A sensibilidade natural tende a ser uma condição permanente.

Nerve fibres

A sensibilidade induzida surge devido a uma série de fatores ambientais e estilo de vida. No ambiente urbano atual, a pele está continuamente exposta a irritantes diários - poluição, raios ultravioleta, stress, etc. Para se proteger, a pele produz radicais livres. Quando estes fatores agressivos para a pele estão em excesso, a pele produz muitos radicais livres. Isso cria stress oxidativo, que altera a função de barreira protetora da pele levando a que ainda mais substâncias irritantes penetrem. O stress oxidativo, juntamente com a alteração da função de barreira, leva à inflamação e à pele sensibilizada. A sensibilidade induzida pode exacerbar a sensibilidade natural. Pode aparecer e desaparecer, dependendo do estilo de vida e do ambiente, e está a aumentar em todo o mundo.

Skyline sunrise

Em ambos os casos, a pele sensível está desequilibrada e incapaz de se defender corretamente. Na verdade, a pele sensível está constantemente a lutar para atingir um estado normal e saudável. Quando ela reage, tem dificuldades em voltar ao normal por si própria. Desenvolve-se então um ciclo vicioso que oscila entre a saúde e a reação, quando aparecem ardor, prurido e vermelhidão. Todos os sinais de uma pele sensível.

O QUE CAUSA A PELE SENSÍVEL?

Os fatores que podem desencadear a pele sensível são muitos e diversos, provenientes de variadas fontes.

Poluição Poluição, vários compostos orgânicos voláteis, metais pesados e partículas podem afetar a pele.
Raios UV Os raios ultravioleta também podem afetar a pele sensível.
Temperaturas Temperaturas quentes ou frias, vento, ar húmido ou seco, ar condicionado, mudanças de estação podem provocar pele sensível.
Detergentes Detergentes, surfactantes e outros produtos de limpeza podem ser muito agressivos para a pele.
Hormonas As hormonas relacionadas com gravidez e ciclos menstruais podem afetar a pele. 42% das mulheres na pré-menopausa relata que a pele fica mais sensível um pouco antes ou durante o ciclo menstrual, e mais de 70% das mulheres na pós-menopausa afirma que a sensibilidade da pele aumentou².
Estilo de vida Escolhas de estilo de vida, como tabaco, pílulas anticoncecionais, barba, roupas, distúrbios do sono, fadiga e certos alimentos podem ter efeito.
Cosméticos e maquilhagem Os cosméticos e a maquilhagem podem conter ingredientes irritantes, como pigmentos, ou conservantes. Um produto de higiene suave, não irritante e adaptado, que preserva a barreira da pele, é essencial para a pele sensível.
2 Farage et al. 2020, Laurent Misery et al. 2017

  • Higiene diária sem enxaguamento

    Pele sensível Pele normal

    Tecnologias Micellar

    Sensibio H2O

    (328 opiniões)

    H2O: Acalma e liberta a pele da maquilhagem e poluição.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele sensível

    Patente D.A.F.

    Sensibio Gel moussant

    (43 opiniões)

    Gel de limpeza: O gel de limpeza micelar suave que reforça a hidratação natural da pele.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Sensitive and sensitised skin

    Tecnologia DEFENSIVE

    Sensibio Defensive

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra agressões .

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Sensitive and sensitised skin

    Tecnologia DEFENSIVE

    Sensibio Defensive rich

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra as agressões.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Pele sensível

    Patente Toleridine™

    Sensibio Eye

    (10 opiniões)

    Eye: Cuidado calmante e hidratante para contorno dos olhos sensível.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Photoderm MAX Creme SPF 50+ 40ml, creme protetor para pele sensível
  • Proteção solar

    Fotoproteção pele normal a seca

    Patente Bioproteção celular™

    Photoderm MAX Crème SPF 50+

    (2 opiniões)

    MAX Creme SPF 50+: Proteção muito elevada.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Proteção solar

    Pele normal

    Patente Bioproteção celular™

    Photoderm MAX Aquafluide SPF 50+

    (2 opiniões)

    MAX Aquafluide SPF 50+: Proteção solar muito alta, ligeira como a água, com um toque seco.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes