Como escolher o seu protetor solar | Bioderma Portugal

Allez au contenu Allez à la navigation

14 Junho 2017

Maria João Lima - Farmacêutica

Como escolher o seu protetor solar

O sol desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar físico e mental.
No entanto, quando em excessivo pode causar danos na pele, desde as queimaduras solares até ao cancro cutâneo. A utilização de um protetor solar é o primeiro passo para uma atitude fotorresponsável, mas também o primeiro problema na hora de o escolher.

Como escolher o seu protetor solar

 

Qual o fotoprotetor mais indicado para o meu tipo de pele? Não vou bronzear se utilizar o protetor solar?
Vamos esclarecer, de uma vez por todas, como seleccionar o fotoprotetor ideal para o seu tipo de pele.

Não vou bronzear se utilizar o protetor solar?
Existem dois grandes tipos de filtros solares: os físicos ou minerais e os químicos. Os primeiros ficam à superfície da pele formando uma pelicula que reflete a radiação UV. São recomendados para bebés e crianças até aos 3 anos, dermatite atópica e para pessoas alérgicas a filtros químicos. Os segundos absorvem a radiação UV e são cosmeticamente mais agradáveis, sendo habitualmente utilizados a partir dos 3 anos de idade.

Existem fotoprotetores específicos para o meu tipo de pele?
Antes de mais é fundamental conhecer o seu fototipo (cor de pele, olhos, cabelo e facilidade de queimadura solar), a sua sensibilidade à radiação solar e o seu histórico familiar de lesões cancerígenas é fundamental para seleccionar o Fator de Proteção Solar (FPS ou SPF).

 

fototipo

 

De seguinda, avançamos para a fórmula que mais se adequa ao seu tipo de pele:

Pele normal a mista: texturas mais fluidas, oil-free, não comedogénicas e matificantes, como o Photoderm MAX Aquafluide.

Pele seca a muito seca: texturas cremosas garantem uma nutrição e conforto mais adequados para este tipo de pele como o Photoderm MAX Creme.

Peles patológicas: (acne, rosácea, hiperpigmentação, melasma, tratamentos dermatológicos, alergia ao sol, ect): procure um fotoprotetor com ingredientes específicos capazes de minimizar a patologia em questão.
Para o corpo, procure a sua textura favorita: desde da mais prática como o Photoderm MAX Bruma Transparente até à mais divertida como o Photoderm KID Mousse.


Não se esqueça de reaplicar o seu protetor solar de duas em duas horas ou sempre que dá um mergulho, de modo a garantir MÁXima proteção. E o bronzeado? Não se preocupe, o seu protetor solar permite que bronzeie ou até lhe pode dar uma ajuda (Photoderm Bronz).


MÁXima diversão, sempre com MÁXima Fotoproteção!
Atitude Fotoresponsável