Se tens melasma, proteger a pele da luz azul é fundamental. O PHOTODERM M SPF50+ oferece a maior proteção contra a luz azul do mercado*, graças à combinação de filtros e pigmentos que garantem uma proteção de amplo espectro, incluindo UV e luz azul. Esta ação ajuda a reduzir a hiperpigmentação, uniformizar o tom da pele e prevenir recidivas.
Exposição solar
Protetor solar para luz azul: a solução BIODERMA para melasma e hiperpigmentação
Tempo de leitura : 5 min
O que é o melasma?
O melasma é uma distribuição simétrica de pele hiperpigmentada em todo o rosto. Manchas com contorno assimétrico aparecem em ambos os lados do rosto, assim como no nariz e abaixo do nariz, no queixo e na testa. Tornam-se mais ou menos visíveis consoante a exposição solar e muitas vezes também de acordo com as estações do ano. Podem eventualmente tornar-se permanentes, levando as pessoas com melasma a sentirem-se desfiguradas.
Quem pode desenvolver melasma?
Vários fatores podem influenciar o desenvolvimento do melasma. As hormonas desempenham um papel que ainda não está totalmente compreendido. Por exemplo, o melasma costuma surgir em mulheres jovens durante a gravidez, motivo pelo qual também é conhecido como máscara de gravidez. No entanto, apesar desse nome, 80% dos casos acontecem antes ou depois da gravidez. Certos medicamentos podem desencadear o melasma e também pode existir uma predisposição genética.
Embora sejam principalmente as mulheres a desenvolver melasma, este também pode afetar homens. É mais provável que ocorra em pessoas com pele mais escura, sendo mais comum em populações asiáticas e hispânicas. Estas também tendem a desenvolvê-lo numa idade mais avançada, após os 30 anos, enquanto pessoas com pele clara tendem a desenvolvê-lo um pouco mais cedo1.
1 Miot, An Bras Dermatol 2009, Passeron, J Eur Acad Dermatol Venereol 2013
O papel do sol e da luz azul no aparecimento do melasma
Quando a pele é exposta ao sol, os raios UV estimulam uma enzima chamada tirosinase. Esta migra para as células chamadas melanócitos, que são responsáveis pela produção de melanina. A melanina que produzem é o que nos dá o nosso tom bronzeado. No melasma, a melanina acumula-se em bolsas, formando as áreas hiperpigmentadas que afetam diferentes partes do rosto.
Foi descoberto recentemente que a luz visível, em particular a luz azul, também pode causar hiperpigmentação. A luz visível tem comprimentos de onda mais curtos (400-500 nm) do que a luz vermelha ou infravermelha. Ignora a enzima tirosinase e estimula diretamente a atividade dos melanócitos. O resultado é uma hiperpigmentação mais pronunciada do que a provocada apenas pelos raios UVB, tendendo também a durar mais – até três meses².
2 Duteil, Pigment Cell Melanoma Res 2014
Ao escolher um protetor solar, não basta considerar apenas o índice SPF, uma vez que este indica apenas a proteção contra os raios UVB. Deve optar por um protetor solar que também ofereça boa proteção contra os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento da pele. Para pessoas com melasma, a luz visível de alta energia, nomeadamente a luz azul e violeta, também tem demonstrado contribuir para a hiperpigmentação. É, portanto, necessária uma proteção que inclua UVA, UVB e, especialmente, luz visível.
Professor Thierry Passeron, dermatologista especialista em hiperpigmentação.
PHOTODERM M SPF50+
O protetor solar de amplo espectro com o mais alto nível de proteção contra luz azul
Como marca NAOS, a BIODERMA considera a pele como parte de um ecossistema, onde a pele e o ambiente à sua volta interagem entre si. No caso do melasma, a BIODERMA, em colaboração com dermatologistas, desenvolveu a nova fórmula de PHOTODERM M SPF50+, que combina o cuidado dermatológico com um protetor solar altamente eficaz, fornecendo à pele os meios para se proteger.
Inclui uma seleção de quatro filtros que fazem parte da proteção de alta tecnologia SUN ACTIVE DEFENSE, combinados com uma elevada concentração de pigmentos e o ingrediente ativo glabridina. Como resultado, o protetor solar oferece a maior proteção do mercado3 contra a luz azul, ajudando a reduzir as recidivas do melasma e a uniformizar o tom da pele, sendo também agradável de aplicar. Os próprios mecanismos de defesa da pele são reforçados, garantindo uma saúde duradoura da pele.
3 Estudo clínico feito entre protetores solares com cor e com proteção muito alta, indicados para hiperpigmentação.
Proteção solar eficaz para peles com tendência a melasma e hiperpigmentação
Cada um dos ingredientes de PHOTODERM M SPF50+ foi escolhido especificamente pelo papel que desempenha na proteção da pele contra os danos causados pelo sol a curto e longo prazo.
Atuando como um protetor solar de amplo espectro, também age nas causas da hiperpigmentação, ajudando a reduzir o melasma e as suas recidivas.
Como a luz azul é responsável pela hiperpigmentação, PHOTODERM M oferece a mais alta proteção contra a LUZ AZUL, atuando nas causas do melasma. A fórmula contém uma elevada concentração de pigmentos que protegem contra os danos da luz azul. Dependendo da cor, bloqueiam entre 61 e 66% da luz azul, a maior taxa do mercado.
PHOTODERM M SPF50+ também contém a proteção de alta tecnologia SUN ACTIVE DEFENSE. Quatro filtros especialmente selecionados contra os raios UVA e UVB, proteção biológica patenteada SPF 50+ e defesa antioxidante da pele e do sistema imunológico. A pele fica protegida contra queimaduras de curto prazo, recidiva do melasma e riscos a longo prazo de envelhecimento prematuro e cancro.
A elevada concentração de pigmentos permite uma cobertura intensa sem efeito máscara. Disponível nas cores clara, dourada ou bronze, existe uma tonalidade adequada para todos os fototipos.
O ingrediente ativo glabridina é um extrato natural da raiz de alcaçuz. Inibe a tirosinase, a enzima responsável por desencadear a produção de melanina. A redução da melanina resulta em menor hiperpigmentação e, portanto, num melasma menos visível.
PHOTODERM M SPF50+ reduz o Índice de Gravidade da Área do Melasma em 3x⁴
- 96% dos utilizadores concorda que PHOTODERM M SPF50+ controla o melasma⁴
- 90% dos utilizadores indica que o melasma diminuiu durante o estudo⁴
- 97% dos utilizadores sente-se melhor a cada dia, graças à elevada cobertura da hiperpigmentação⁵
- 93% dos utilizadores concorda que o produto se mantém durante todo o dia⁵
⁴ Estudo clínico para avaliar a eficácia na prevenção do agravamento do melasma, Brasil 2021
⁵ Teste de consumidor, 106 indivíduos, 14 dias, IEC África do Sul, fevereiro de 2021
Textura agradável que incentiva a utilização diária
A BIODERMA aproveitou a sua experiência em formulação para criar um protetor solar agradável e confortável de aplicar. Quando o protetor solar é fácil de aplicar, é mais provável que seja utilizado diariamente, garantindo melhor proteção, menos melasma e saúde duradoura da pele.
- A textura em gel-creme é leve e espalha-se facilmente.
- Adequado para pele sensível e mista a oleosa. Acabamento mate por 8 horas.
- Resistente ao calor e à humidade. Adequado para todos os climas.
- Não arde nos olhos.
- Fórmula sem fragrância, para melhor tolerância.
- Respeita o ambiente.
*Estudo clínico realizado entre protetores solares com cor com proteção muito alta, indicados para hiperpigmentação, CPCAD, Nice, 2021