Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele fragilizada e irritada

Mãos danificadas: causas & conselhos

Tempo de leitura : 5 min

Muitos de nós têm mãos danificadas, que podem ter diferentes causas. No entanto, usamos as mãos em tudo o que fazemos. Por isso, é importante adotar bons hábitos e escolher os produtos adequados para reduzir o desconforto e evitar que a condição da pele das mãos se agrave.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista

Quando as nossas mãos estão danificadas, as atividades do dia a dia tornam-se muito difíceis.

 

As mãos estão expostas a agressões externas todos os dias: são frequentemente lavadas e realizam inúmeras tarefas diárias. Pela sua pele frágil, tendem a ficar muito secas. Mãos muito secas podem rapidamente tornar-se mãos danificadas, com microfissuras e pele gretada. Até as tarefas mais básicas do dia a dia podem tornar-se dolorosas.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

Quem pode ser afetado por mãos danificadas?

 

Quando se fala em mãos danificadas, pensamos logo nos profissionais de saúde, mas não são os únicos! As mãos de qualquer pessoa podem ser afetadas, tanto mulheres como homens, em qualquer idade e em qualquer país. Primeiro, vamos identificar os sintomas habituais de mãos danificadas para compreender a gravidade do problema. Depois, analisaremos as causas, que por vezes estão ligadas a contextos profissionais específicos. Por fim, algumas pessoas têm maior propensão e devem adotar medidas preventivas.

 

 

Porque é que as mãos são tão frágeis?

 

Usamos constantemente as mãos nas tarefas do dia-a-dia. As mãos têm características biológicas específicas que as tornam naturalmente mais frágeis.

 

  • Falta de sebo
    A pele da palma da mão pode ser espessa, mas o mesmo não acontece com o dorso, onde existem poucas glândulas sebáceas. Menos sebo significa menor proteção e um filme hidrolipídico menos eficaz.
  • Falta de hidratação
    Os fatores de hidratação naturais são quatro a cinco vezes menos ativos nas mãos do que no rosto. Isto faz com que as mãos fiquem quase sempre desidratadas, causando desconforto e a necessidade de compensar a falta de humidade com cremes.

 

Por isso, todos nós temos mãos que ficam temporariamente secas. Mas ter mãos secas não significa que estejam danificadas. São duas situações diferentes. As mãos danificadas apresentam outros sintomas, mais intensos e prolongados, muito para além de pele repuxada ou desconfortável.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista

As mãos são uma das zonas mais frágeis do corpo, primeiro por razões biológicas e também porque tendemos a não lhes dar muita atenção. No entanto, são fundamentais para a nossa vida quotidiana. Fazemos tudo com as mãos, todos os dias e a toda a hora, e muitas vezes não cuidamos delas como devíamos.

 

Apesar de serem usadas em todas as atividades, as mãos não têm muita proteção natural contra agentes irritantes externos. O dorso das mãos, especialmente, tem pele fina e poucas glândulas sebáceas. É também a área que mais lavamos, o que contribui para o enfraquecimento da pele.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

Como saber se tens as mãos danificadas?

 

É possível identificar se tens as mãos danificadas! Este tipo de pele apresenta várias sensações que tornam certas atividades diárias mais difíceis.

 

 

 

Dra. Michèle Sayag, Alergologista

Sintomas de mãos danificadas: vermelhidão, pele gretada, microfissuras

As mãos ficam sensíveis à água quente, ao sabão e ao gel hidroalcoólico. A situação pode piorar com microfissuras e pele gretada até ao ponto de não conseguires utilizar as mãos nas atividades do dia-a-dia. Às vezes, não consegues dobrar os dedos, escrever com uma caneta ou até digitar no teclado.

 

Dra. Michèle Sayag, alergologista, diretora de estratégia médica - BIODERMA.

Por detrás das mãos danificadas pode estar uma dermatite

 

Quando todos estes sinais estão combinados e pioram, podemos estar perante uma situação de dermatite. Existem dois tipos:

 

  • Dermatite de contacto irritativa

Representa 80% dos casos e ocorre quando as mãos entram em contacto com uma substância irritante. A “dermatite doméstica” é causada pelo contacto repetido com produtos detergentes usados para limpeza e trabalho doméstico. As mãos estão constantemente vermelhas e desconfortáveis. Isto pode acontecer no trabalho ou em casa.

  • Dermatite de contacto alérgica

Mais rara (20% dos casos), desenvolve-se progressivamente após o contacto repetido com um alérgeno que sensibiliza a pele ao longo do tempo.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista

As mãos danificadas, típicas de uma dermatite de contacto irritativa, tornam a pele mais permeável. A pele das mãos já não atua como uma barreira e os alérgenos podem penetrar. Em alguns casos, a dermatite de contacto irritativa evolui para dermatite de contacto alérgica, mas nem sempre. Tudo depende de quanto o alérgeno esteve em contacto com a pele e da resposta do sistema imunitário. É por isso que é importante restaurar a barreira da pele com um bálsamo reparador para mãos danificadas, como Cicabio Mãos.

Dra. Michèle Sayag, alergologista, diretora de estratégia médica - BIODERMA.

O que causa mãos danificadas?


As nossas mãos são a extensão da nossa inteligência: são o nosso auxílio mais precioso para o conhecimento, ação, criação, comunicação e expressão. Podemos agradecer às mãos pelas maiores obras de arte humanas. Podemos agradecer por nos colocarem em contacto com o mundo e com os outros, através do toque.

 

As mãos, no entanto, suportam um enorme desgaste diário, que pode ser a causa direta de mãos danificadas ou um fator agravante:

  • Contexto profissional e condições específicas de estilo de vida

  • Condições climáticas, especialmente frio intenso

  • Medidas de higiene, incluindo lavagem repetida das mãos e desinfeção com gel hidroalcoólico

 

Quando as mãos estão danificadas, o dia-a-dia é profundamente afetado, uma vez que as utilizamos para tudo, a toda a hora. Sentimos as consequências no trabalho, nas atividades diárias com os filhos ou em casa e até nas nossas relações sociais.

 

 

Quatro principais fatores de risco para mãos danificadas

 

  1. Ter as mãos constantemente em contacto com a água (cuidadores, cozinheiros, cabeleireiros…)

  2. Utilização regular de produtos de limpeza e químicos sem luvas (trabalho em fábricas, profissionais de limpeza…)

  3. Utilização excessiva das mãos no trabalho (marceneiros, pedreiros, jardineiros…)

  4. Ter uma doença de pele crónica ou alérgica (dermatite atópica, eczema de contacto)

 

 

 

Como cuidar das mãos danificadas no dia-a-dia?

 

Um problema pequeno pode rapidamente piorar e, se nada for feito para o impedir, as mãos muito secas podem ficar danificadas e com microfissuras. Prevenir a evolução é, portanto, extremamente importante para evitar que o desconforto se instale no teu dia-a-dia.

 

Pessoa a lavar a mão

Os hábitos corretos de higiene

 

Lava as mãos com água morna, nunca quente, para não fragilizar ainda mais o filme hidrolipídico que protege a pele. A água morna preserva a fina camada de sebo que cobre a epiderme. Escolhe sempre um produto de limpeza suave que não irrite a pele. Seca as mãos sem esfregar, para não as irritar. Certifica-te de remover toda a água.

Pessoa a hidratar a mão

Os hábitos corretos de cuidado

 

Tanto para tratamento como para prevenção, a aplicação de um bálsamo reparador nas mãos é imprescindível, não só após cada lavagem, mas também ao longo do dia, sempre que sentires que as mãos precisam. Escolhe um creme nutritivo e confortável, com textura rica e protetora. Quanto mais fissuras e pele gretada tiveres, mais bactérias podem penetrar. Um creme dermatológico ajuda a recriar a barreira da pele, protegendo-a dos irritantes do ambiente e da desidratação.

Quatro dicas

 

  1. Aplica uma camada generosa de creme nutritivo nas mãos e coloca umas luvas leves de algodão antes de dormir. O tecido ajudará o creme a penetrar e a pele a absorvê-lo melhor.

  2. Usa luvas assim que o tempo arrefecer. Não esperes que as mãos fiquem desconfortáveis para isso.

  3. Mantém o ar de casa humidificado para evitar que a pele fique demasiado seca.

  4. Se as tuas mãos estiverem muito danificadas durante um período prolongado sem melhorias, consulta um dermatologista.