• Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

    As mãos estão expostas a agressões externas todos os dias: são frequentemente lavadas e desempenham uma quantidade incrível de tarefas diárias. Pela sua pele frágil, normalmente as mãos ficam muito secas. Mãos muito secas podem, rapidamente, tornar-se mãos danificadas, com microfissuras e pele gretada. Mesmo as tarefas mais básicas do dia-a-dia podem ser dolorosas.

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

QUEM PODE SER AFETADO POR MÃOS DANIFICADAS?

Pensamos logo nos profissionais de saúde quando surge o tema sobre mãos danificadas, mas eles não são os únicos! As mãos de qualquer pessoa podem ser afetadas, tanto mulheres quanto homens, em qualquer idade e em qualquer país. Vejamos primeiro os sintomas diferentes e habituais de mãos danificadas, para sermos capazes de identificá-los e compreender a gravidade do problema. De seguida, veremos as causas, que às vezes podem estar ligadas a um contexto profissional específico. Por fim, algumas pessoas têm maior probabilidade do que outras e devem tomar medidas preventivas.

PORQUE É QUE AS MÃOS SÃO TÃO FRÁGEIS?

Usamos constantemente as mãos nas tarefas do dia-a-dia. As mãos possuem características biológicas específicas que as tornam naturalmente mais frágeis.

Falta de sebo A pele da palma da mão pode ser grossa, mas o mesmo não acontece com o dorso das mãos, onde existem poucas glândulas sebáceas. Menos sebo também significa menor proteção e um filme hidrolipídico menos eficaz.
Fata de hidratação Os fatores de hidratação naturais são quatro a cinco vezes menos ativos nas mãos do que no rosto. Esse fenómeno mostra que as mãos quase sempre ficam desidratadas, gerando sensação de desconforto e a necessidade de compensar a falta de humidade com a aplicação de cremes.

É por isso que todos nós temos mãos que ficam, temporariamente, secas. Mas ter as mãos secas não significa que estejam danificadas. São duas etapas diferentes. Na verdade, as mãos danificadas têm outros sintomas, durante mais tempo e mais intensos, muito mais do que simplesmente uma pele a repuxar ou desconfortável.

  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

    As mãos são uma das zonas mais frágeis do corpo, primeiro por razões biológicas, e também porque tendemos a não nos importar muito com elas… e, no entanto, são tão importantes para a nossa vida quotidiana. Fazemos tudo com a ajuda das mãos, todos os dias e a toda a hora e, muitas vezes, não lhes damos atenção suficiente. Apesar das mãos serem usadas para todas as atividades, elas não têm muita proteção natural contra os agentes irritantes externos. O dorso das mãos, especialmente, tem pele fina e poucas glândulas sebáceas. É também a área do corpo que mais lavamos, o que contribui para o enfraquecimento da pele.

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

    As mãos ficam sensíveis à água quente, ao sabão e ao gel hidroalcoólico. A situação pode piorar com microfissuras e pele gretada até ao ponto de não conseguir utilizar as mãos para as atividades do dia-a-dia. Às vezes, não consegue dobrar os dedos, escrever com uma caneta ou até digitar no teclado ...

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

POR DETRÁS DAS MÃOS DANIFICADAS PODE ESTAR UMA DERMATITE

Quando todos estes sinais estão combinados e pioram, podemos estar diante de uma situação de dermatite. Existem dois tipos:

 

- Dermatite de contato irritativa

Representa 80% dos casos e ocorre quando as mãos entram em contato com uma substância irritante. A ‘dermatite doméstica’ é causada pelo contato repetido com produtos detergentes usados ​​para limpeza e trabalho doméstico. As mãos estão constantemente vermelhas e desconfortáveis. Isso pode ocorrer no trabalho ou em casa.

 

- Dermatite de contato alérgica

Mais raro (20% dos casos), desenvolve-se progressivamente após o contato repetido com um alérgeno que sensibiliza a pele ao longo do tempo.

  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

    As mãos danificadas, típicas de uma dermatite de contato irritativa, tornam a pele mais permeável. A pele das mãos jã não atua como uma barreira e os alérgenos podem penetrar. Em alguns casos, a dermatite de contato irritativa evolui para dermatite de contato alérgica, mas nem sempre. Tudo depende de quanto o alérgeno esteve em contato com a pele e da resposta do sistema imunológico. É por isso que é importante restaurar a barreira da pele com um bálsamo reparador para mãos danificadas, como Cicabio Mãos.

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista, Diretora de estratégia médica - BIODERMA.

As nossas mãos são a extensão da nossa inteligência: são o nosso auxílio mais precioso para o conhecimento, ação, criação, comunicação e expressão. Podemos agradecer às mãos pelas maiores obras de arte humanas. Podemos agradecer por nos colocarem em contato com o mundo e com os outros, através do toque.

As mãos, no entanto, suportam um enorme desgaste diário, que pode ser a causa direta de mãos danificadas ou um fator agravante:

  • Contexto profissional e condições específicas de estilo de vida
  • Condições climáticas, especialmente frio intenso
  • Medidas de higiene, incluindo lavagem repetida das mãos e desinfeção com gel hidroalcoólico

Quando as mãos estão danificadas, o dia-a-dia, normalmente, é profundamente afetado, uma vez que utilizamos as mãos para tudo, a toda a hora. Sentimos as consequências no trabalho, nas atividades diárias com os filhos ou em casa e até nas nossas relações sociais.

Hydroalcoholic gel effect on hands

Effects of water on the hands

1. Ter as mãos constantemente em contato com a água (cuidadores, cozinheiros, cabeleireiros ...)

Effects of chemicals on the hands

2. Utilização regular de produtos de limpeza e químicos sem luvas (trabalho em fábricas, profissionais de limpeza...)

Effects of over using hands work on skin

3. Utilização excessiva das mãos no trabalho (marceneiros, pedreiros, jardineiros…)

Allergic skin and damaged hands

4. Ter uma doença de pele crónica ou alérgica (dermatite atópica, eczema de contato)

COMO CUIDAR DAS MÃOS DANIFICADAS NO DIA-A-DIA?

Um problema pequeno pode, rapidamente, piorar e se nada for feito para o impedir, as mãos muito secas podem ficar danificadas e com microfissuras. Prevenir a evolução é, portanto, extremamente importante para evitar que o desconforto se instale no seu dia-a-dia.

Hygiene for hands

OS HÁBITOS CORRETOS DE HIGIENE

Lave as mãos com água morna, nunca quente, para não fragilizar ainda mais o filme hidrolipídico que protege a pele. A água morna preserva a fina camada de sebo que cobre a epiderme. Escolha sempre um produto de limpeza suave que não irrite a pele. Seque as mãos, sem esfregar, para não as irritar. Certifique-se de tirar toda a água.

Hand balm

OS HÁBITOS CORRETOS DE CUIDADO

Tanto como tratamento como prevenção, a aplicação de um bálsamo reparador nas mãos é imprescindível, não só após a cada lavagem das mãos, mas também ao longo do dia, quando sentir que as mãos necessitam. Escolha um creme nutritivo e confortável, com uma textura rica e protetora. Quanto mais fissuras e pele gretada tiver, mais bactérias podem penetrar. Um creme dermatológico ajuda a recriar a barreira da pele para protegê-la dos irritantes do meio ambiente e da desidratação.

QUATRO DICAS

  1. Aplique uma camada generosa de creme nutritivo nas mãos e calce um par de luvas leves de algodão antes de ir para a cama. O tecido bloqueará o creme e ajudará a pele a absorvê-lo.
  2. Calce umas luvas assim que o clima arrefecer. Não espere que as mãos fiquem desconfortáveis para o fazer.
  3. Humidifique o ar em casa para que a pele não fique excessivamente seca.
  4. Se as suas mãos ficarem muito danificadas por um longo período de tempo sem sinal de melhorias, não hesite em consultar um dermatologista.

UMA ROTINA COMPLETA DEDICADA ÀS MÃOS

Lavar, desinfetar, hidratar, reparar… Os Laboratórios BIODERMA oferecem soluções adaptadas para mãos secas e danificadas.

  • Cuidado de mãos com dupla ação

    Pele fragilizada Para todos os tipos de pele Peaux sèches à très sèches

    Biphase Spray Bifásico Lipoalcoólico

    (2 opiniões)

    1º cuidado de mãos com dupla ação

    Indicado para

    Para toda a família (crianças com mais de 3 anos)

  • BIODERMA foto produto, Atoderm óleo de duche 1L, óleo de duche para pele seca
  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele muito seca, irritada a atópica

    Patente Terapia de barreira da pele™

    Atoderm Huile de douche

    (207 opiniões)

    Óleo de duche: Hidratação 24 horas e conforto imediato desde o banho.

    Indicado para

    Para toda a família (exceto bebés prematuros)

  • Cuidado diário

    Pele sensível seca a muito seca

    Patente D.A.F.

    Atoderm Mains & ongles

    (11 opiniões)

    Mãos & unhas: Cuidado ultra-reparadore e calmante que resiste à limpeza das mãos.

    Indicado para

    Adultos, Crianças

  • Cuidado diário

    Mãos danificadas, com microfissuras/pele gretada

    Tecnologia Antalgicine™

    Cicabio Mãos

    (1 opinião)

    Bálsamo reparador com efeito segunda pele. Alivio imediato das mãos

    Indicado para

    Para toda a família (crianças com mais de 3 anos)