Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele oleosa com tendência acneica

Acne corporal: definição, causas e tratamentos

Tempo de leitura : 10 min

Acne corporal: definição, causas e tratamentos

O que é acne corporal e quem é afetado?

 

A acne corporal é uma condição subdiagnosticada¹ e tem sido muito menos estudada do que a acne facial². De acordo com estudos existentes, 50% dos adolescentes com acne facial também apresentam acne corporal³. Esta condição pode afetar pessoas de todas as idades, sendo que os homens parecem ser mais afetados do que as mulheres⁴.

 

 

Quais partes do corpo são afetadas pela acne corporal?

 

A acne corporal pode surgir em diferentes áreas, sendo mais comum:

  • Parte superior das costas (52%)

  • Decote (30%)

  • Parte inferior das costas (22%)

  • Ombros e braços (16%)

  • Pescoço (8%)⁵

 

As características específicas da pele nestas zonas tornam a acne corporal diferente da facial e, muitas vezes, mais difícil de tratar:

  • Mantém o pH natural da pele

  • Pele mais espessa

  • Maior quantidade de glândulas sudoríparas em algumas áreas, que produzem mais sebo

  • Mais transpiração

  • Atrito com roupas, que pode agravar a acne

 

 

Quais são os sintomas da acne corporal?

 

Os sinais da acne corporal são muito semelhantes aos da acne facial, incluindo borbulhas, cravos, pápulas, pústulas e microcistos. Podem surgir lesões inflamadas ligeiramente inchadas, vermelhas e dolorosas, bem como poros bloqueados sem inflamação.

 

Tal como na acne facial, a acne corporal tem um impacto significativo na qualidade de vida, podendo levar a baixa autoestima, especialmente quando tanto o rosto como o corpo são afetados. Cerca de 50% das pessoas afetadas relatam sentirem-se envergonhadas e com falta de confiança nas relações sociais⁶. A acne corporal pode causar sofrimento físico e psicológico, levando a sentimentos de estigmatização, evitamento de interações sociais e, em alguns casos, depressão⁷.

 

mulher com acne traseiro

O que causa acne nas costas e no peito?

 

A acne corporal tem as mesmas causas da acne facial⁸:

  • Produção excessiva de sebo, às vezes devido a alterações hormonais (como adolescência, gravidez ou stress) ou predisposição genética

  • Produção excessiva de células da pele (hiperqueratinização), resultando numa pele mais espessa a partir do acúmulo de células mortas que bloqueiam os poros e dificultam o fluxo de sebo

  • Aumento de bactérias (Cutibacterium acnes), responsáveis pelas erupções cutâneas

  • Inflamação

 

Outros fatores que podem agravar a acne corporal incluem genética, utilização de produtos cosméticos mal adaptados, alguns medicamentos, dieta rica em açúcar, exposição aos raios UV, transpiração excessiva e higiene insuficiente ou inadequada.

 

 

Quais são os tipos de acne corporal?

 

  • Acne mecânica

 

Uma forma de acne corporal é a acne mecânica, cujo nome se deve à causa das lesões: fricção mecânica de roupas ou equipamentos desportivos contra a pele. A fricção e a transpiração repetidas em materiais que não absorvem podem provocar vermelhidão e borbulhas geralmente inflamatórias. Estas lesões surgem em áreas expostas ao contacto prolongado, como:

  • Testa, cabeça, queixo e pescoço ao usar um capacete (por exemplo, em futebol, ciclismo, skate ou hóquei)

  • Ombros e costas com as alças de uma mochila (por exemplo, ao caminhar ou fazer trekking)

  • Costas, ombros e decote quando se usam roupas desportivas sintéticas com muita frequência ou por longos períodos (por exemplo, dança e ginástica)

 

 

  • Acne cosmética

 

A acne cosmética pode afetar tanto o rosto como o corpo. Surge devido ao uso de certos produtos cosméticos que obstruem os poros. No caso da acne corporal, isto inclui alguns produtos capilares, como champô, condicionador e outros produtos de styling, especialmente se contiverem óleos e silicones. Também pode ocorrer se certos géis de banho não forem completamente enxaguados, ou devido a bálsamos hidratantes e maquilhagem corporal excessivamente oclusivos. Pequenas borbulhas surgem na área afetada.

 

 

  • Sudorese excessiva (hiperidrose)

 

A transpiração é natural, mas a transpiração excessiva pode levar ao acúmulo de impurezas na pele, incluindo suor, resíduos de maquilhagem, partículas de poluição e células mortas. As bactérias multiplicam-se, bloqueando os poros e, em alguns casos, provocando acne corporal. Embora o exercício em si não cause acne, o acúmulo de suor na pele durante o treino pode favorecer o crescimento de bactérias, inflamar os poros e originar borbulhas.

 

 

Como gerir e prevenir a acne nas costas ou no peito?

 

  • Evite gatilhos

 

A melhor estratégia para prevenir ou controlar a acne corporal é minimizar os gatilhos:

  • Gere o stress, por exemplo, com meditação, exercícios respiratórios e prática desportiva

  • Evita produtos cosméticos comedogénicos

  • Evita a exposição solar sem proteção adequada

  • Limita o consumo de açúcar na dieta

  • Opta por roupas desportivas respiráveis e lava-as regularmente

  • Lava ou limpa chapéus, bonés e bandanas

  • Usa proteção adequada ao transportar equipamentos desportivos em contacto com a pele

 

  • Use produtos desenvolvidos para acne corporal

 

A prevenção ou controlo das lesões pode ser melhorada adotando uma rotina de cuidados específica para acne corporal⁹. Isto ajuda também a reduzir o risco de marcas de acne, aumentando a confiança e melhorando a qualidade de vida. Ao escolher produtos para a pele, procura ativos eficazes, como:

 

O ácido salicílico atua nos diferentes sintomas ligados à acne do rosto e do corpo¹⁰. Com ação queratolítica, ajuda a eliminar as células mortas da pele e a estimular a renovação celular. Como esfoliante, desobstrui os poros. As suas propriedades reguladoras do sebo ajudam a equilibrar a produção de sebo. Possui também propriedades antibacterianas que reduzem a propagação da Cutibacterium acnes, além de ser anti-inflamatório e antioxidante.

 

A niacinamida, um derivado da vitamina B3, é muito bem tolerada pela pele. Tem efeito calmante, antioxidante e anti-inflamatório. Ajuda ainda a regular a produção de sebo e a prevenir a proliferação bacteriana na superfície da pele, contribuindo para a prevenção da formação de imperfeições. Os resultados¹¹ dependem da concentração utilizada.

 

 

O gluconato de zinco é amplamente usado em dermatologia pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e seborreguladoras¹². Também acelera a reparação da pele, sendo um ingrediente ativo-chave nos cuidados de peles oleosas e com tendência acneica. O gluconato de zinco é bem tolerado por todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis.

 

 

 

Produtos tópicos para acne corporal

 

A BIODERMA desenvolveu o KERATO+ BODY especificamente para a acne corporal. O spray 360° é fácil de aplicar em todas as zonas do corpo. Com uma tripla ação direcionada para borbulhas, marcas de acne e vermelhidão, também acalma a pele, proporcionando conforto imediato e ao longo de todo o dia.

 

 

 

 

 

Sébium Kerato+

 

UMA RESPOSTA ECOBIOLÓGICA BIODERMA

 

 

 

 

 

 

SÉBIUM KERATO+ BODY

 

  • 70% MENOS BORBULHAS¹³, EFICÁCIA NAS MARCAS DE ACNE¹⁰ E VERMELHIDÃO¹⁴ 
  • Para 100% acalma a sensação de desconforto imediatamente¹⁵
  • 91% sentem que as imperfeições são menos incómodas¹¹

 

 

 

 

 

Saber mais sobre o produto

 

 

RESULTADOS DA TUA ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE PARA ACNE CORPORAL

 

 

Clinicamente testado, bem tolerado e adaptado desde a puberdade, o SÉBIUM KERATO+ BODY. Aplica de manhã e à noite na pele limpa com SÉBIUM GEL MOUSSANT ACTIF ou SÉBIUM GEL MOUSSANT. SÉBIUM KERATO+ BODY não é pegajoso, não é oleoso e é rapidamente absorvido pela pele.

 

 

 

Comprar a rotina

 

 

 

Quando deves consultar um dermatologista?

 

Recomendamos primeiro adaptares o teu estilo de vida para evitar os gatilhos da acne corporal e adotares uma rotina de cuidados com a pele direcionada. Se não notares melhorias após várias semanas, contacta o teu médico ou dermatologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

¹Cavallo I, Sivori F, Truglio M, De Maio F, Lucantoni F, Cardinali G, et al. Disbiose cutânea e biofilme de Cutibacterium acnes em lesões inflamatórias de acne em adolescentes. Sci Rep. 6 de dezembro de 2022; 12:21104

²Issa NT, Draelos Z, Tanghetti E, Kircik LH. Atualização sobre acne troncular: uma revisão dos tratamentos para uma doença negligenciada e o ressurgimento do tazaroteno. Jornal de Drogas em Dermatologia. 2022; 21(12) Disponível em: https://jddonline.com/articles/supplement-individual-articles-update-on-truncal-acne-a-review-of-treatments-for-a-neglected-disease-and-the-re-emergence-of-tazarotene-S1545961622SSF3446185X/?_page=2, acessado em 11 de outubro de 2023

³Del Rosso JQ, Bikowski JB, Baum E, et al. Um olhar mais atento sobre a acne vulgar troncular: prevalência, gravidade e significado clínico. J Drogas Dermatol. 2007; 6(6):597-600.

⁴Poli F, Auffret N, Leccia MT, Claudel JP, Dreno B. Acne troncular, o que sabemos? J Eur Acad Dermatol Veneorol. outubro de 2020; 34(10):2241-6

⁵Ottaviani M, Alestas T, Flori E, Mastrofrancesco A, Zouboulis CC, Picardo M, O esqualeno peroxidado induz a produção de mediadores inflamatórios em queratincócitos HaCaT: um possível papel na acne vulgar. J Invest Dermatol. novembro de 2006; 126(11):2430-7

⁶Tan J, Beissert S, Cook-Bolden F, et al. Avaliação do bem-estar psicológico e do impacto social da acne facial e troncular combinada: um estudo multinacional de métodos mistos. Dermatol Ther (Heidelb). 2022; 12(8):1847-1858. DOI: 10.1007/s13555-022-00768-0

⁷Tan J, Chavda R, Leclerc M, Dréno B. Abordagem de personificação projetiva para a experiência de pessoas com acne e cicatrizes de acne - expressando o não dito. JAMA Dermatol. 2022; 158(9):1005. DOI:10.1001/jamadermatol.2022.2742

⁸Tan J, Alexis A, Baldwin H, et al. O caminho personalizado do tratamento da acne - recomendações para orientar o manejo longitudinal da acne personalizada: consenso de especialistas. JAAD Internacional. 2021;5:101-111. DOI: 10.1016/j.jdin.2021.09.006

⁹Ballanger F, Claudel JP, Leccia MT, Auffret N, Stromstedt Camerati A, Dufaux PO, Marquié A, Dréno B. Acne troncular em adolescentes e adultos jovens: percepção autorrelatada. Acta Derm Venereol. 2023; 103:adv5123. DOI: 10.2340/actadv.v103.5123.

¹⁰E. Zander e S. Weisman, Tratamento da acne vulgar com almofadas de ácido salicílico, Clin. Ther., vol. 14, nº 2, pp. 247 253, 1992, Acesso em: 03 de março de 2022. Psicol. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1535287/.

¹¹Bains P, Kaur M, Kaur J, Sharma S. Nicotinamida: Mecanismo de ação e indicações em dermatologia. Indiano J Dermatol Venereol Leprol 2018; 84:234-237

¹²Dreno, B., et al. "Baixas doses de gluconato de zinco para acne inflamatória." Acta Derm Venereol 69.6 (1989): 541-3

¹³Estudo clínico em 34 indivíduos que avaliou a eficácia e tolerância de Sébium Kerato+ Body por pontuação clínica durante 28 dias

¹⁴Estudo clínico em 34 indivíduos avaliando a eficácia e tolerância do Sébium Kerato+ Body por autoavaliação durante 28 dias

¹⁵Estudo clínico em 21 indivíduos que avaliou a eficácia do Sébium Kerato+ Body por autoavaliação durante 21 dias