A maioria de nós vai lidar com borbulhas em algum momento. Para muitos, aparece apenas de vez em quando. Para quem tem acne mais intensa, é uma experiência diária. As causas das borbulhas variam entre o excesso de sebo, poros obstruídos e a proliferação bacteriana. E alguns cuidados funcionam melhor do que outros para reduzir a aparência delas e ajudar a que desapareçam.
Pele oleosa com tendência acneica
Como te podes livrar das borbulhas?
Tempo de leitura : 4 min
Perceber a acne e como te livrares das borbulhas
A acne é a condição da pele que está por detrás do aparecimento das borbulhas. As alterações hormonais e as condições na superfície da pele e logo abaixo dela têm um papel importante na sua formação. Vamos olhar mais de perto para isto antes de explorarmos diferentes cuidados e tratamentos para borbulhas.
Porque é que tens borbulhas?
As borbulhas aparecem quando os poros da pele ficam obstruídos com óleo e células mortas. Acredita-se que isto aconteça devido ao excesso de sebo (hiperseborreia) e também à má qualidade desse sebo (diseborreia).
A pele fica mais espessa e o sebo acaba por ficar retido sob a superfície. Os comedões resultantes podem inflamar à medida que a Cutibacterium acnes, a bactéria associada à acne, prolifera.
As borbulhas tendem a surgir sobretudo no rosto, peito e costas. Embora borbulhas e pontos negros sejam o tipo mais comum de lesão acneica, em casos mais severos também podem aparecer quistos e nódulos inflamados.
Quais remédios para borbulhas realmente funcionam?
O primeiro passo para acalmar uma borbulha dolorosa é aplicar gelo. Envolve um pouco de gelo num pano ou saco de plástico e pressiona-o sobre a área inflamada durante 3 a 4 minutos. Repete várias vezes ao longo do dia para acalmar a pele e reduzir o inchaço.
Produtos que contêm ácido salicílico podem ajudar a remover o excesso de oleosidade e as células mortas da pele. Outro ingrediente importante a procurar é o peróxido de benzoíla, pois também ajuda a eliminar as bactérias que causam as borbulhas.
Muitas máscaras faciais têm como alvo as borbulhas e podem conter ingredientes como ácido salicílico e peróxido de benzoíla.
Se as tuas borbulhas não desaparecerem, continuarem a aparecer ou piorarem, é melhor consultar um especialista. Um dermatologista poderá sugerir o tratamento mais adequado, incluindo opções tópicas e orais mais fortes.
Os óleos essenciais ajudam a remover borbulhas?
Se estás à procura de uma alternativa natural para tratar borbulhas, considera os óleos essenciais. Vários óleos essenciais são conhecidos por eliminar bactérias. Tomilho, canela e alecrim mostraram potencial para serem eficazes contra a C. acnes, causadora das borbulhas. O óleo da árvore do chá possui propriedades antimicrobianas, antissépticas e anti-inflamatórias.
Outros ingredientes naturais, como hamamélis, vinagre de maçã, chá verde e aloe vera, são remédios caseiros populares para combater borbulhas sem efeitos secundários como vermelhidão ou ressecação. Por exemplo, estudos sugerem que a hamamélis pode combater bactérias e reduzir a irritação e inflamação da pele, fatores que contribuem para a acne.
No entanto, muitos destes remédios carecem de respaldo científico e precisam de mais investigação para confirmar a sua eficácia. Ao aplicar óleos essenciais ou outros remédios naturais para acne, menos é mais. Se estiveres a usar outro tratamento para acne, fala primeiro com o teu dermatologista para garantir que não haja interações indesejadas.
Mitos sobre como remover borbulhas
Ao longo do tempo, vários mitos sobre como se livrar das borbulhas têm circulado. Muitos são simplesmente incorretos ou não têm comprovação científica.
Não está provado que comer chocolate ou alimentos gordurosos tenha qualquer efeito significativo sobre a acne.
A acne não é causada por pele suja. Esfregar a pele com força ou limpar com sabonetes ou produtos químicos agressivos irrita a pele e pode piorar a acne.
Os cosméticos não necessariamente agravam a acne, especialmente se usares maquilhagem sem óleo que não obstrua os poros (não comedogénica).
A pasta de dentes não ajuda a eliminar as borbulhas, sobretudo porque o triclosan antimicrobiano, que antes estava presente em muitas fórmulas, foi proibido.
Como podes impedir que as tuas borbulhas piorem?
Ao evitar certos hábitos ou ações, podes impedir que as borbulhas fiquem mais vermelhas e ajudá-las a cicatrizar mais rapidamente.
Em primeiro lugar, e mais importante, resiste à tentação de espremer as borbulhas ou tocar no rosto com muita frequência. Isso é traumático para a pele, podendo causar inflamação, infeção, prolongar o processo de cicatrização e, possivelmente, deixar cicatrizes.
Evita alterar de forma súbita e drástica a tua rotina de cuidados com a pele com produtos muito fortes; qualquer mudança deve ser gradual.
Tenta não ressecar demasiado a área afetada – grandes quantidades ou altas concentrações de ingredientes como o ácido salicílico podem irritar a pele.
Opta por maquilhagem sem ingredientes que obstruam os poros – porque não escolher alternativas que contenham ingredientes como o ácido salicílico?
Podes livrar-te das borbulhas durante a noite?
Infelizmente, não existe uma cura milagrosa instantânea. As borbulhas demoram a desaparecer. No entanto, podes reduzir o inchaço e a dor e tornar a borbulha menos visível. Aplica gelo e, em seguida, um produto para borbulhas que contenha ácido salicílico ou peróxido de benzoíla. Se uma borbulha se formar, também podes aplicar uma compressa quente.