Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele oleosa com tendência acneica

A importância da limpeza no equilíbrio da pele com tendência acneica

Tempo de leitura : 3 min

Nem muito, nem pouco… a higiene da tua pele oleosa e com tendência acneica é uma parte essencial do cuidado, tal como usar cremes e outros tratamentos. Aqui encontras todos os conselhos para escolher o produto de limpeza ideal para este tipo de pele.

Mulher a se olhar no espelho

O cuidado com a acne também requer um produto de limpeza adequado

 

 

A acne afeta pelo menos 80% dos adolescentes e 40% dos adultos¹. Para combater as borbulhas, pensamos automaticamente em cremes e tratamentos… mas esquecemo-nos de que a primeira medida para prevenir o seu aparecimento é a limpeza diária. Em França, 1 em cada 42 mulheres não lava regularmente o rosto de manhã.

 

Muitas vezes negligenciada, a limpeza da pele deve sempre fazer parte de qualquer rotina anti-acne, prevenindo o surgimento de borbulhas. No contexto atual, a limpeza é ainda mais necessária, uma vez que o uso de máscara agrava o problema. A temida “mascne” – uma junção de “máscara” e “acne” – tornou-se uma preocupação diária para quem tem pele oleosa.

 

A primeira medida no cuidado da tua pele oleosa e com tendência acneica é escolher um produto de limpeza adequado.

 

 

¹ F. Ballanger e B. Dréno, “Acné,” EMC (Elsevier Masson SAS, Paris), Traité de Médecine Akos, pp. 2–0650, 2010
² IPSOS, França, 12 de julho de 2019

Os três pontos-chave da pele oleosa e com tendência acneica

 

Pontos negros e borbulhas são causados por três fenómenos típicos da pele oleosa, que atuam em conjunto:

 

  1. Excesso de sebo – a pele produz demasiado sebo
    A hiperseborreia é uma condição típica da pele oleosa e geralmente dilata os poros. O sebo é produzido em excesso e de menor qualidade, sendo mais espesso e irritante, o que favorece o aparecimento de imperfeições.
  2. Poros obstruídos – a pele torna-se mais espessa
    Na pele oleosa e com tendência acneica, as células tendem a multiplicar-se (hiperqueratinização) e a obstruir os poros, criando as condições ideais para a formação de pontos negros e borbulhas.
  3. Proliferação bacteriana – desenvolvem-se bactérias
    O acúmulo de sebo nos poros obstruídos e a falta de oxigénio criam o ambiente ideal para a proliferação de Cutibacterium acnes, a bactéria responsável pelas borbulhas.

 

Mulher a se olhar no espelho

Uma limpeza adaptada atua na causa das imperfeições

 

 

Ao contrário do que se pensa, pontos negros e borbulhas não são causados por falta de higiene, mas podem resultar de uma limpeza inadequada e não adaptada às necessidades da tua pele oleosa e com tendência acneica. Muitas vezes, a limpeza da pele recorre a produtos muito agressivos, como sabão, que podem irritar e desequilibrar a pele.

 

A melhor forma de reduzir borbulhas e pontos negros é adotar uma rotina correta e completa, desde a limpeza até ao cuidado diário, complementada por tratamentos prescritos pelo dermatologista. A limpeza diária é fundamental para todos os tipos de acne e ainda mais importante na acne inflamatória², desde que o produto seja adequado às necessidades da pele oleosa e com tendência acneica.

 

O produto de limpeza ideal para combater borbulhas e pontos negros deve atuar sobre o excesso de sebo e evitar a obstrução dos poros. Existem dois pontos-chave para uma limpeza correta da pele com tendência acneica:

  • Um produto de limpeza suave, com um agente que não irrite a pele, que reduza o excesso de sebo e elimine as impurezas.

  • Um produto queratolítico, capaz de suavizar a pele, esfoliando levemente a superfície para desobstruir os poros.

     

Relógio

Com que frequência deves limpar a pele oleosa e com tendência acneica?

 

 

Limpar o rosto é um passo fundamental no cuidado da pele oleosa ou com tendência acneica. Escolher o produto correto é essencial, como vimos. Mas a frequência da limpeza também é muito importante.

 

Quando tens pele oleosa, é comum querer remover todos os vestígios de imperfeições (sebo, brilho, pele opaca, tom irregular…), mas exagerar pode ser prejudicial. Lavar a pele de forma demasiado intensa ou com muita frequência pode comprometer a função de barreira protetora e sensibilizar a pele, especialmente se usares um produto agressivo.

A frequência correta para a limpeza da pele:

 

 

  • Duas vezes por dia, de manhã e à noite.

  • Diariamente, com um produto suave, formulado especificamente para pele oleosa e com tendência acneica.

  • Cuidado extra ocasional, utilizando um produto de limpeza com princípios ativos queratolíticos (AHA e BHA) sempre que tiveres poros obstruídos, pontos negros ou borbulhas, até que desapareçam.

Sabes quais sãos as necessidades da tua pele?