#MASCNE É A NOVA ACNE

Existem agora milhões de pessoas em todo o mundo que utilizam máscara todos os dias para evitar a propagação da Covid-19. O uso contínuo da máscara traz muitas vantagens e por isso devemos continuar a fazê-lo.

 

Mas há consequências em usar uma máscara por longos períodos de tempo, como muitos de nós notamos. Irritações e borbulhas localizadas na metade inferior do rosto estão entre os efeitos adversos do uso de máscara cirúrgica ou de tecido. Os profissionais de saúde estão familiarizados com o problema - e agora todos nós o enfrentamos! Os efeitos adversos tomaram uma proporção tão grande que uma nova palavra foi inventada para descrever a acne resultante do uso de uma máscara: mascne.

Se tem uma pele propensa a acne, infelizmente pode ser o alvo perfeito, embora mesmo aqueles que geralmente não tenham problemas com acne possam ser afetados.

Maskné woman checking acne under her mask
  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista - BIODERMA.

    O papel da máscara no desencadeamento ou exacerbação da acne é um tópico de discussão entre os dermatologistas. A comunidade científica concorda em grande parte que a vermelhidão e a irritação, às vezes acompanhadas de prurido, podem surgir como resultado do uso de  máscara. Ainda assim, um estudo de 2006 em Singapura observou os efeitos adversos do uso de máscara por longos períodos entre os profissionais de saúde. Esse estudo revelou que a acne foi o efeito adverso que surgiu mais frequentemente. Os autores referem-se em particular ao desenvolvimento de pontos negros e borbulhas inflamadas.

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista - BIODERMA.

sebium_maskne_acne-women

Qual é o aspeto da mascne? Diferentes estudos realizados na China e na Itália após maio de 2020 sobre profissionais de saúde, permitem descrever com precisão as borbulhas que aparecem em consequência do uso de máscara.

É principalmente acne de oclusão, com pápulas, pústulas e microcomedões localizados no queixo e simetricamente ao longo da mandíbula. Em outras palavras, um surto típico que não deve ser confundido com outros problemas de pele que também podem ser causados ​​pelo uso de máscara.

sebium_maskne-women-checking-acne-mirror
  • Foliculite: inflamação de um folículo piloso que pode aparecer com uma borbulha vermelha. Máquinas de barbear, especialmente elétricas, podem causar foliculite em alguns homens, e as mulheres podem ter esse problema depois dos 50 anos.
  • Eczema: a máscara pode provocar irritações e afetar o eczema, proporcionando zonas vermelhas e doridas com prurido.
  • Dermatite seborreica: a máscara pode exacerbar as áreas vermelhas cobertas por descamação oleosa , típicas desta doença. A causa da dermatite seborreica é o aumento da produção de sebo e a mudança do pH da pele.

“Quando se usa a máscara, existe um risco de aumento da produção de sebo na pele oleosa. E, de um modo geral, a acne afeta a pele que já tem tendência acneica. Por fim, o uso de máscara pode agravar outros problemas dermatológicos, como rosácea e dermatite seborreica.”

 

CINCO EFEITOS DA MÁSCARA NA PELE

Em todo o mundo, vários especialistas científicos analisaram o que acontece com a pele quando é coberta por uma máscara durante várias horas por dia. As mudanças dependem de quanto tempo a máscara é usada.

  • Aumento da humidade na superfície epidérmica
  • Aumento na produção de sebo

  • Aumento do pH da pele

  • Aumento da temperatura da pele

  • Irritações causadas por fricção

As condições perfeitas para o aparecimento de novas borbulhas! Ao proteger a nossa saúde, as máscaras também têm um impacto negativo na nossa pele uma vez que não recebe ar suficiente e fica sufocada com o tecido ou material cirúrgico. Nesse ambiente fechado e húmido, a pele fica oleosa, os pontos negros multiplicam-se e, se houver proliferação bacteriana, aparecem as borbulhas.

“Mascne pode ser explicado como consequência de manter o tecido das máscaras em contacto com a pele, obstruindo áreas que têm inúmeras glândulas sebáceas, como nariz e queixo. A pele é mantida num ambiente quente e húmido, o que faz com que as borbulhas apareçam.”

Dra.Michèle Sayag, Alergologista

sebium_maskne-women-working-with-mask

Mascne afeta, mais facilmente, a pele frágil: pele sensível e reativa que costuma ficar irritada e, especialmente, pele com tendência acneica.

Se não tem nenhum problema de pele específico, a Mascne pode não ser uma ameaça, mas ainda sim pode ocorrer. Mesmo sem nenhum problema de pele específico, pode notar que a sua pele fica mais oleosa e tem mais pontos negros ou pequenas borbulhinhas que não existiam antes. Tudo depende do tempo durante o qual usa  máscara ao longo dos dias.

Uma máscara pode causar acne? Um estudo chinês mostrou um aumento significativo no aparecimento de acne entre pessoas que usam máscara por mais de quatro horas todos os dias por mais de dois meses. A produção de sebo pode aumentar em até 10%.

sebium_maskne_img1-hygiene-women-mirror

Produtos de higiene e  cuidado que previnam e tratem são as principais soluções para a Mascne.

Não hesite em mudar a sua rotina antes que os problemas apareçam, com produtos para mascne bem escolhidos.

Higiene Diária

De manhã e à noite, limpe a pele com um produto suave e eficaz. Usar Água micelar ou Gel moussant com pH semelhante ao da pele não deixará a pele frágil. A Água micelar permite eliminar todos os resíduos acumulados na pele devido ao uso da máscara durante o dia, respeitando a função de barreira e o equilíbrio natural da pele. Escolha uma opção que seja formulada especificamente para pele oleosa.

É bom saber

A utilização da máscara pode fazer com que pareça que a poluição está a afetar ainda mais a nossa pele. Parece que o CO2 que expiramos naturalmente, fica bloqueado pela máscara. A Água Micelar elimina não só a transpiração e o excesso de sebo, mas também todos os tipos de poluentes atmosféricos

Rotina de cuidados da pele com Mascne

Para prevenir e tratar a mascne, é importante encontrar o equilíbrio entre um produto que hidrate a pele para preservar a sua propriedade de barreira e, ao mesmo tempo, previna o aparecimento de borbulhas. Na verdade, mesmo a pele com borbulhas pode sofrer irritação. O cuidado diário também deve ser calmante e hidratante, não muito rico e especialmente não comedogénico. Não há necessidade de facilitar o aparecimento de Mascne!

picto_article_maskne_sebium_-wash-your-hands

1. Lave as mãos regularmente (sim, ainda!) E sistematicamente antes de tocar o rosto.

 

picto_article_maskne_sebium_2-mask

2. Lave a máscara de tecido pelo menos uma vez por dia com um detergente suave e enxague bem para remover todos os vestígios. Se usar máscaras descartáveis, troque por uma nova regularmente (a cada quatro horas).

picto_article_maskne_sebium_3-let-your-skin-breathe

3. Deixe a sua pele respirar sem máscara quando estiver sozinho no quarto ou no carro.

picto_article_maskne_sebium_4-leave-your-blemishes-alone

4. Não mexa nas borbulhas, mesmo se elas estiverem escondidas por baixo da máscara. Pode criar cicatrizes que ficarão visíveis depois da pandemia acabar.

 

picto_article_maskne_sebium_5-moisturise

5. Aplique o hidratante pelo menos 30 minutos antes de colocar a máscara, para que tenha tempo de ser absorvido pela  pele.

 

QUE MÁSCARA É MELHOR PARA EVITAR A MASCNE? DE TECIDO OU DESCARTÁVEL?

É difícil dizer que tipo de máscara é melhor para evitar a mascne. Depende muito do tipo de tecido, se é suave ou não, se é respirável. Não existe uma regra. Teste diferentes tipos de máscaras de tecido e compare-as com máscaras descartáveis ​​para perceber qual é a melhor para si. Não hesite em experimentar cada máscara por alguns dias para avaliar o conforto e o efeito  na sua pele.

 

  • BIODERMA foto produto, Sebium H2O 500ml, água micelar para pele com tendência acneica
  • Higiene diária sem enxaguamento

    Pele oleosa Pele com tendência acneica

    Tecnologias Micellar

    Sébium H2O

    (14 opiniões)

    H2O: A água micelar dermatológica limpa, remove a maquilhagem, purifica a pele sem secá-la.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Gel moussant F500ml, gel-mousse de duche para pele oleosa
  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele oleosa

    Patente D.A.F.

    Sébium Gel moussant

    (24 opiniões)

    Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Sensitive 30ml, cuidado para pele com tendência acneica
  • Cuidado diário

    Pele com tendência acneica Pele sensível e fragilizada

    Tecnologia Inflastop™

    Sébium Sensitive

    (7 opiniões)

    Sensitive: O cuidado para a pele acneica sensível, que acalma, reidrata e elimina imperfeições.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes