Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele oleosa com tendência acneica

O sebo: o problema nº 1 da pele oleosa com tendência acneica

Tempo de leitura : 5 min

Pessoas com pele mista ou oleosa têm problemas com a quantidade e a qualidade do sebo, o que as torna frequentemente mais propensas a borbulhas e outras imperfeições. Mas estas imperfeições podem também estar associadas a outras patologias, como o eczema, por exemplo, tornando-as mais difíceis de tratar.

 

A acne é muito comum na adolescência, afetando 80% dos jovens, mas também pode surgir em adultos, homens e mulheres, assumindo então formas específicas. As suas repercussões psicológicas são muitas vezes significativas, pelo que o seu controlo é necessário, principalmente porque a acne desaparece com o tratamento adequado na grande maioria dos casos.

rosto com borbulhas

Como reconhecer uma pele oleosa ou mista?

 

A pele oleosa caracteriza-se geralmente por uma textura mais espessa, com poros dilatados e uma aparência baça, gordurosa e brilhante. Esta aparência deve-se ao excesso de sebo, que favorece o surgimento, mais ou menos regular, de imperfeições cutâneas, como pontos negros ou borbulhas.

 

Na pele mista, as imperfeições localizam-se normalmente na zona média do rosto — testa, nariz e queixo — conhecida como zona T. O resto do rosto e do corpo pode apresentar pele normal ou até seca. A pele mista é geralmente desequilibrada e facilmente sujeita a ficar danificada.

Quais as causas da acne?

 

A acne é uma doença inflamatória da pele que afecta o folículo pilo-sebáceo. Três fatores estão geralmente associados à sua ocorrência:

 

  • Hiperseborreia: corresponde ao excesso de produção de sebo, resultante da atividade hormonal desencadeada durante a puberdade. A pele fica gordurosa e brilhante. Além disso, pode ocorrer uma alteração qualitativa do sebo, ou seja, a sua composição difere do sebo saudável. Mais espesso, o sebo tem maior dificuldade em fluir para fora do folículo, aumentando o risco de formação de comedões.
  • Hiperqueratinização: a multiplicação excessiva de células na parede do canal folicular obstrui o poro e impede a evacuação do sebo. Isto provoca o surgimento de comedões: pequenas elevações cutâneas que podem ser da cor da pele (comedão fechado ou microquisto), conferindo à pele um aspeto granuloso, ou apresentar um ponto negro no centro (comedão aberto), devido à presença de melanina na superfície do comedão.
  • Multiplicação bacteriana: o sebo constitui um meio nutritivo ideal para certas bactérias, especialmente a Propionibacterium acnes, que está naturalmente presente em todos os indivíduos. Nos casos de acne, estas bactérias multiplicam-se no folículo pilo-sebáceo, causando inflamação. O comedão transforma-se então numa borbulha avermelhada e dolorosa, denominada pápula (lesão inflamatória).

 

 

Quais os vários tipos de imperfeições cutâneas?

 

A acne provoca vários tipos de lesões, geralmente acompanhadas de aumento da seborreia (ou hiperseborreia).

 

Esta condição pode persistir durante vários anos, com surtos inflamatórios enquanto existirem lesões retencionárias (comedões).

 

  • Lesões retencionárias: comedões fechados ou microquistos, comedões abertos ou pontos negros. Por vezes, quistos maiores (mais de 5 milímetros), chamados macroquistos.
  • Lesões inflamatórias: pápulas, pústulas e nódulos, que resultam da inflamação das lesões retencionárias.
  • Cicatrizes de possíveis lesões: manchas hiperpigmentadas que surgem após a inflamação, especialmente em peles mais escuras ou morenas.
jovem a analisar borbulhas no espelho

Quem é afetado?

 

Em casos raros, a acne pode afectar recém-nascidos — devido às hormonas androgénicas da mãe — ou bebés mais crescidos. A acne é uma dermatose do adolescente e apresenta um aspeto polimórfico, combinando diferentes tipos de lesões.

 

A condição começa geralmente entre os 12 e os 14 anos e afecta as zonas mais oleosas da pele, como o rosto, e, em grau variável, o tórax e as costas. A acne surge devido a um desequilíbrio das secreções hormonais durante a puberdade.

 

Nas mulheres, principalmente após os 30 anos, a acne tende a aparecer mais na parte inferior do rosto (maxilares) e no pescoço. Nestes casos, existe muitas vezes um componente hormonal associado às causas tradicionais da acne.

Sabes quais sãos as necessidades da tua pele?

Quais as especificidades da acne na mulher adulta?

 

Os fatores que promovem o aparecimento da acne na idade adulta são:

 

A utilização de cosméticos inadequados, o sol, a alimentação, etc.

 

Favorece esse fenómeno: mais de 41% dos fumadores têm acne, contra 9% dos não fumadores.

 

Também deve ser considerado. De facto, quando existem antecedentes familiares, é frequente que esse tipo de problemas cutâneos se manifeste na idade adulta.

 

Como contracetivos, hormonas e antidepressivos, podem causar borbulhas e outras imperfeições.

 

Ao contrário da pele de um adolescente, a pele de uma mulher adulta é menos seborreica, o que significa que produz menos sebo.

Dermatologista

As imperfeições localizam-se principalmente na parte inferior do rosto (queixo, pescoço e maxilares inferiores). São lesões inflamatórias crónicas e recorrentes (borbulhas avermelhadas) e retencionárias (pontos negros). Para corrigir estes problemas de pele, são necessários tratamentos adequados, diferentes dos utilizados na acne do adolescente.

 

 

Sabias que?

 

Problemas com imperfeições cutâneas:

  • 50% das mulheres com mais de 25 anos têm problemas de imperfeições cutâneas.

  • 40% dessas mulheres não tiveram acne na adolescência.

O que devo fazer?

 

Um dermatologista é o melhor recurso para identificar distúrbios de pele, descobrir a causa dos teus problemas cutâneos e desenvolver um tratamento adequado. Consulta o teu dermatologista, médico ou farmacêutico para que possam aconselhar-te da melhor forma sobre o teu regime pessoal de cuidados de pele.

 

Seguir rigorosamente o tratamento
Os cuidados adequados à acne não funcionam logo na primeira aplicação, por isso deves ser paciente. No entanto, verás resultados rapidamente se mantiveres o teu programa diariamente: limpeza adequada da pele com tendência acneica + tratamento medicamentoso de manhã e à noite. Dependendo da pessoa e do tipo de acne, geralmente observa-se uma melhoria acentuada após 4 a 6 semanas.

 

Evita o sol
É verdade que o sol pode secar as borbulhas (efeito anti-inflamatório) e disfarçar as imperfeições com o bronzeado, deixando a pele mais lisa e suave. Contudo, o sol pode agravar as imperfeições (ou comedões) a longo prazo, provocando o aumento da espessura da camada córnea, o que favorece a retenção das células de sebo no folículo pilo-sebáceo. O aumento do número de comedões desencadeia inevitavelmente o surgimento de borbulhas assim que o bronzeado desaparece. Para evitar este retrocesso e surpresas desagradáveis no regresso de férias, protege a tua pele regularmente com um protetor solar específico, SPF 30. Opta por aerossóis não oleosos ou texturas fluidas adequadas a peles oleosas ou acneicas.

 

Não espremas as borbulhas
Quanto mais espremeres as borbulhas, mais agravas a inflamação (aumentando o número e o tamanho das borbulhas), mais facilmente estas se transformarão em pústulas (borbulhas com pus) e maior é o risco de deixarem cicatrizes.

Utiliza produtos de limpeza suaves, que não sejam abrasivos nem alterem os lípidos da película hidrolipídica e da camada córnea. Podes usar esfoliantes, mas apenas se não estiveres a seguir um tratamento médico associado, que geralmente já promove a esfoliação da pele. As águas micelares são perfeitamente adequadas à limpeza de peles oleosas.

 

É essencial remover a maquilhagem ou limpar a pele todas as noites, mesmo que não uses maquilhagem, para eliminar sujidade, partículas de poluição e outros resíduos que se depositam na pele ao longo do dia.

1 a 2 vezes por dia, aplica delicadamente um cuidado adequado às imperfeições da tua pele, recorrendo a um produto de uma gama dermocosmética indicada para peles oleosas com tendência a imperfeições.

  • Se consultaste um médico, aplica regularmente os tratamentos prescritos, seguindo as suas indicações.
  • Se estiveres a seguir um tratamento dermatológico local ou oral que resseque a pele, deves aplicar diariamente um cuidado complementar, adequado a peles mistas ou oleosas, para hidratar a pele e os lábios. Corretores, cremes BB e bases não comedogénicas também podem ajudar a disfarçar as tuas imperfeições.