A acne afeta pelo menos 80% dos adolescentes e 40% dos adultos1. Para combater as borbulhas, pensamos automaticamente em cremes e tratamentos ... e esquecemo-nos de que a primeira medida a tomar para a prevenção do seu aparecimento é a limpeza diária. Em França, 1 em cada 42 mulheres não lava regularmente o rosto pela manhã. Muitas vezes negligenciada, a limpeza da pele deve sempre fazer parte de qualquer rotina anti-acne, de modo a prevenir o aparecimento de borbulhas. No atual contexto mundial, a limpeza é ainda mais necessária, uma vez que a utilização da máscara agrava o problema. A temida ‘mascne’ - uma junção entre ‘máscara’ e ‘acne’ - é uma preocupação nova e diária para quem tem a pele oleosa. A primeira medida a tomar no cuidado da pele oleosa e com tendência acneica é a escolha de um produto de limpeza adequado.

 

1   F. Ballanger e B. Dréno, “Acné,” EMC (Elsevier Masson SAS, Paris), Traité de Médecine Akos. pp. 2–0650, 2010
2  IPSOS, France, 12 July 2019
Woman touching her pimples

OS TRÊS PONTOS-CHAVE DA PELE OLEOSA E COM TENDÊNCIA ACNEICA

Pontos negros e borbulhas são causados por três fenómenos típicos da pele oleosa, que atuam em conjunto:

 

Excess of sebum

1.  A pele produz demasiado sebo

Hiperseborreia é uma condição típica da pele oleosa e geralmente torna os poros dilatados. O sebo é produzido em excesso e com baixa qualidade, sendo mais espesso e mais irritante, o que favorece o aparecimento de imperfeições.

Pores get clogged

2.  A pele torna-se mais espessa

Na pele oleosa e com tendência acneica, as células tendem a multiplicar-se (hiperqueratinização) e obstruir os poros, criando as condições ideais para a formação de pontos negros e borbulhas.

 

Bacteria convert in pimples

3. Desenvolvem-se bactérias

A acumulação de sebo nos poros obstruídos e a falta de oxigénio criam o ambiente ideal para a proliferação de Cutibacterium acnes, o causador das borbulhas.  

woman looking at her reflection

Ao contrário do que se pensa, pontos negros e borbulhas não estão associados à falta de higiene, mas podem ser causados por uma limpeza inadequada e não adaptada às necessidades da pele oleosa e com tendência acneica. Normalmente, a limpeza da pele consiste na utilização de produtos muito agressivos, como lavar com sabão. A melhor forma de ter menos borbulhas e pontos negros é adotar uma rotina correta e completa, desde a limpeza até ao cuidado diário, para além de tratamentos que o seu médico tenha prescrito. A limpeza diária desempenha um papel importante em todos os tipos de acne e ainda mais na acne inflamatória2, desde que o produto de limpeza seja adaptado às necessidades da pele oleosa e com tendência acneica.

2Korting 2015 – Choi 2010

O produto de limpeza ideal para combater borbulhas e pontos negros deve atuar sobre o excesso de sebo e evitar que os poros fiquem obstruídos. Existem dois pontos-chave para uma limpeza correta da pele acneica:

  • Um produto de limpeza suave, que contenha um agente de limpeza que não irrite a pele, que reduza o excesso de sebo e elimine as impurezas
  • Um produto de higiene queratolítico, capaz de suavizar a pele, esfoliando levemente a superfície para desobstruir os poros.

Limpar o rosto é um passo fundamental no cuidado da pele oleosa ou com tendência acneica. Escolher o produto correto é essencial, como acabámos de ver. No entanto, a frequência da limpeza também é importante. Quando temos pele oleosa, muitas vezes tudo o que queremos fazer é remover todos os vestígios de imperfeições (sebo, brilho, pele opaca, tom de pele irregular ...) mas acabamos por exagerar. Lavar muito intensamente ou com muita frequência pode danificar a função de barreira protetora da pele e sensibilizá-la, especialmente se for utilizado um produto agressivo.

    clock in a bathroom

    A frequência correta para a limpeza da pele:

    • Duas vezes ao dia, de manhã e à noite
    • Diariamente com um produto suave, formulado especificamente para pele oleosa e com tendência acneica
    • Cuidado extra ocasional, com um produto de limpeza que contenha princípios ativos queratolíticos (AHA e BHA) sempre que apresentar poros obstruídos, pontos negros e borbulhas, até que desapareçam.

  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele oleosa ou com tendência acneica

    Patente D.A.F.

    Sébium Gel moussant actif

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    Respeito e higiene profunda, o equilíbrio perfeito.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Gel moussant F500ml, gel-mousse de duche para pele oleosa
  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele oleosa

    Patente D.A.F.

    Sébium Gel moussant

    (25 opiniões)

    Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Global 30ml, cuidado da pele com tendência acneica
  • Cuidado diário

    Pele com tendência acneica

    Tecnologia Seborestore

    Sébium Global

    (16 opiniões)

    Global: O cuidado que elimina lesões e impede a sua recorrência.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Sensitive 30ml, cuidado para pele com tendência acneica
  • Cuidado diário

    Pele com tendência acneica Pele sensível e fragilizada

    Tecnologia Inflastop™

    Sébium Sensitive

    (7 opiniões)

    Sensitive: O cuidado para a pele acneica sensível, que acalma, reidrata e elimina imperfeições.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes