Quem é afetado?
Algumas pessoas nascem com a pele seca; faz parte da sua herança genética. Também é importante compreender que a pele se modifica com a idade: é mais seca em crianças (exceto em recém-nascidos; no entanto, a perda de água é mais importante nessa idade), torna-se mais oleosa na adolescência e de novo mais seca na idade adulta (as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas funcionam menos).
O envelhecimento natural da pele faz com que a epiderme se torne mais fina (porque a sua taxa de renovação celular diminui) e a camada córnea se torna mais espessa.
O que devo fazer?
O desconforto duradouro deve levar-te a consultar o teu dermatologista, que saberá diagnosticar uma pele seca ou desidratada.
Se a pele secar repentinamente, o fator desencadeante deve ser explorado:
pode ser uma mudança no ambiente (trabalhar numa atmosfera diferente, envolver-se em atividades que secam a pele, como nadar em piscinas, ou usar um sabonete ou um gel de banho agressivos, após uma atividade desportiva),
uma doença interna, ou um tratamento medicamentoso (medicamento anti-colesterol, etc.).
Se existir um fator responsável, deve ser corrigido na medida do possível.
Diariamente
Além do desconforto causado, a pele seca permite que agentes irritantes e alergénicos penetrem na pele. Também promove o aparecimento ou a persistência de certas patologias (eczema, psoríase).
É por isso que necessita de ser constantemente hidratada.
O primeiro passo é beber uma quantidade suficiente de água. Tenta beber 1,5 litros de água por dia (salvo contraindicação médica).
Além disso, é sempre importante escolher produtos de limpeza e cuidados de pele não agressivos: produtos de limpeza não detergentes e, se necessário, muito nutritivos, produtos hidratantes (sob a forma de leites, cremes, bálsamos, pomadas e óleos, dependendo da zona do corpo e do grau de secura). O objetivo é reduzir a evaporação da água e mantê-la em quantidade suficiente na epiderme, bem como reparar a barreira da pele danificada.
Deve evitar ambientes sobreaquecidos e fechados.
Limpeza
1 ou 2 vezes por dia, lava o rosto com um produto de limpeza suave, que não danifique a barreira cutânea.
Seque a sua pele com toques suaves, sem esfregar.
Cuidados com a pele
De manhã e de noite, após a lavagem, aplica delicadamente um cuidado hidratante e emoliente, para acalmar as sensações de repuxamento e para proteger a pele das agressões exteriores. Não te esqueças de nutrir a pele do rosto e do corpo com produtos adequados.