Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele seca a atópica

Como se distingue uma pele seca e uma pele desidratada?

Tempo de leitura : 4 min

O primeiro sintoma de uma pele seca ou muito seca é o desconforto no rosto ou corpo, especialmente após o banho ou duche. Este desconforto pode incluir repuxamento, aspereza, formigueiro, descamação, efeito “pele de cobra”, entre outros. A pele mal nutrida já não cumpre a sua função de barreira. Mas se a secura caracteriza um tipo de pele, pode ser facilmente confundida com a pele desidratada, que define uma condição transitória, sobre a qual podes saber mais aqui.

 

mulher com pele seca

Como reconhecer uma pele seca ou muito seca?

 

A pele seca começa por definir-se por sensações. As pessoas percebem que a pele está seca porque a sentem desconfortável, tensa e possivelmente áspera, e pensam que a aplicação de um produto apropriado proporcionará alívio. Às vezes, esses sintomas podem ser acompanhados de comichão e sensações de ardor.

 

Um médico, no entanto, será de opinião de que a pele está seca (o termo “xerose” também se usa) com base em critérios objetivos: aspeto baço, sinais epidérmicos clínicos específicos de descamação, gretas, por vezes inflamação e perda de elasticidade. As irregularidades na superfície da pele serão tanto mais consideráveis quanto mais seca for a pele.

 

A pele seca constitui um meio favorável para o desenvolvimento de eczema, especialmente sob a forma de pitiríase alba (manchas secas na pele), que aparecem preferencialmente nas faces e nos braços de crianças com pele seca sistémica (no quadro clínico da dermatite atópica).

Sabes quais sãos as necessidades da tua pele?

Dentro dos tipos de pele seca existem vários graus:

 

 

Pele seca: desconforto passageiro, repuxamento ligeiro e descamação leve.

  

Pele muito seca: desconforto e repuxamento significativo, descamação intensa, gretas, rachas.

  

Xerose pré-atópica: pele rugosa e seca (manchas secas) e irritação ligeira.

Quais são as causas da secura cutânea?

 

 

A superfície da pele saudável é naturalmente protegida pela camada hidrolipídica, composta principalmente por água e lipídios (o sebo).

 

É impermeável e protege a pele das agressões externas e evita as perdas de água. Quando a camada superior da epiderme não possui um bom equilíbrio de água e lipídios, já não pode cumprir a sua função de barreira e torna-se desconfortável em vários graus, conforme explicado acima.

 

Ao contrário da pele desidratada, a pele seca ou muito seca é uma condição crónica, geralmente causada por um disfuncionamento genético.

 

É um tipo de pele, como a pele oleosa, a pele mista, etc.

 

Além da secura inata ou sistémica, existem também estados de secura cutânea desencadeados por outros fatores:

  • Fatores externos: climáticos ou ambientais
  • Doenças de pele ou doenças gerais: eczema atópico, psoríase, etc.
    Tiroide, diabetes, carências nutritivas, etc.
  • Tratamentos médicos.

 

 

 

Como distinguir a pele seca da pele desidratada?

pele seca

1 / Pele seca ou pele muito seca

 

Define um tipo de pele específico. É uma condição permanente, caracterizada pela sensação de repuxamento no rosto e em todo o corpo, causada por uma anomalia na barreira cutânea.

A pele é fina, tem uma textura compacta, apresenta vermelhidão e carece de água e lipídios.

pele desidratada

2/ Pele desidratada

 

Pode afetar todos os tipos de pele em determinado momento, durante a vida. Trata-se de um fenómeno reversível e passageiro, caracterizado por repuxamentos localizados e ocasionais, devido à fraca fixação e perda de água. A pele tem apenas falta de hidratação, tornando-se desconfortável e por vezes sofrendo de descamação.

Quem é afetado?

 

Algumas pessoas nascem com a pele seca; faz parte da sua herança genética. Também é importante compreender que a pele se modifica com a idade: é mais seca em crianças (exceto em recém-nascidos; no entanto, a perda de água é mais importante nessa idade), torna-se mais oleosa na adolescência e de novo mais seca na idade adulta (as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas funcionam menos).

 

O envelhecimento natural da pele faz com que a epiderme se torne mais fina (porque a sua taxa de renovação celular diminui) e a camada córnea se torna mais espessa.

 

 

O que devo fazer?

 

Diagnóstico Completo

 

O desconforto duradouro deve levar-te a consultar o teu dermatologista, que saberá diagnosticar uma pele seca ou desidratada.

Se a pele secar repentinamente, o fator desencadeante deve ser explorado:

pode ser uma mudança no ambiente (trabalhar numa atmosfera diferente, envolver-se em atividades que secam a pele, como nadar em piscinas, ou usar um sabonete ou um gel de banho agressivos, após uma atividade desportiva),
uma doença interna, ou um tratamento medicamentoso (medicamento anti-colesterol, etc.).

Se existir um fator responsável, deve ser corrigido na medida do possível.

 

 

Diariamente

 

Além do desconforto causado, a pele seca permite que agentes irritantes e alergénicos penetrem na pele. Também promove o aparecimento ou a persistência de certas patologias (eczema, psoríase).

É por isso que necessita de ser constantemente hidratada.

O primeiro passo é beber uma quantidade suficiente de água. Tenta beber 1,5 litros de água por dia (salvo contraindicação médica).
Além disso, é sempre importante escolher produtos de limpeza e cuidados de pele não agressivos: produtos de limpeza não detergentes e, se necessário, muito nutritivos, produtos hidratantes (sob a forma de leites, cremes, bálsamos, pomadas e óleos, dependendo da zona do corpo e do grau de secura). O objetivo é reduzir a evaporação da água e mantê-la em quantidade suficiente na epiderme, bem como reparar a barreira da pele danificada.
Deve evitar ambientes sobreaquecidos e fechados.

 

 

Limpeza

 

1 ou 2 vezes por dia, lava o rosto com um produto de limpeza suave, que não danifique a barreira cutânea.

Seque a sua pele com toques suaves, sem esfregar.

 

 

Cuidados com a pele

 

De manhã e de noite, após a lavagem, aplica delicadamente um cuidado hidratante e emoliente, para acalmar as sensações de repuxamento e para proteger a pele das agressões exteriores. Não te esqueças de nutrir a pele do rosto e do corpo com produtos adequados.