1. Higiene das mãos

Tenha especial cuidado com a higiene das mãos, uma vez que são potencialmente a parte mais suja do nosso corpo e o primeiro canal de contaminação de doenças. Ainda que a maior parte dos germes seja inofensiva para a nossa saúde, alguns podem provocar irritação nas pálpebras. Lavar as mãos cuidadosamente e diversas vezes ao dia (após utilizar a casa de banho, andar de transportes públicos, cozinhar, fazer jardinagem, etc.) são regras básicas de higiene…e o mais importante, evitar tocar no rosto, especialmente nos olhos!

2. Higiene de manhã e à noite

É muito importante que lave sempre o seu rosto, especialmente à noite, uma vez que impurezas acumulam-se nas pálpebras ao longo do dia.

Escolha um produto de higiene suave como Atoderm Intensive eye que, isoladamente, proporciona uma higiene suave e respeita a pela frágil das pálpebras. Pode ser utilizado de manhã e à noite, durante as crises de eczema das pálpebras e quando as pálpebras estão saudáveis.

3. Maquilhagem suave

Se tem tendência a ter pálpebras secas e irritadas, prefira uma maquilhagem suave. Evite máscaras de pestanas à prova de água, uma vez que podem ser difíceis de remover sem um disco de algodão. Opte por sombra de olhos sem glitter. Tenha atenção à qualidade do produto.

4. Escolha de produtos cosméticos

Tenha em atenção a reação da sua pele quando utiliza novos produtos cosméticos - quando utiliza uma nova maquilhagem de olhos, um novo creme de corpo ou um novo shampoo que pode escorrer para as pálpebras. Evite trocar o seu creme hidratante e desmaquilhante ao mesmo tempo, assim como testar uma nova máscara de pestanas na mesma noite em que utiliza um novo creme de noite para o rosto. Introduza um produto de cada vez na sua rotina para garantir que identifica claramente a reação da sua pele.

5. Não esfregar

Evite esfregar a zona frágil das pálpebras, especialmente ao desmaquilhar-se.  Atoderme Intensive eye remove gentilmente a maquilhagem sem necessidade de esfregar. A sua fórmula de alta tolerância fortalece a pele delicada da zona dos olhos.

6. Pólen e Alergénios

Algumas crises desencadeiam-se devido a alergias sazonais. Verifique se a irritação das suas pálpebras durante uma crise deve-se ao pólen ou alergénios presentes no ar. Mais de 4000 moléculas presentes nos produtos cosméticos foram identificadas como sendo alergénicas. As mais frequentes encontram-se nos perfumes, conservantes, coloração para o cabelo e verniz de unhas.

7. Verniz de unhas

Verifique a composição do seu verniz de unhas uma vez que a maioria contém substâncias alergénicas. Evite utilizá-lo constantemente e, principalmente, evite tocar nos olhos, uma vez que possui um alto risco de reação, podendo desenvolver eczema de contacto.

8. Óculos de sol

Utilize óculos de sol para se proteger contra os raios UV e pólen uma vez que podem causar irritação e agravá-la.

9. Higiene das lentes de contacto

Portadores de lentes de contacto devem ter especial atenção ao cuidado e higiene das lentes uma vez que uma limpeza incorreta pode provocar conjuntivite e agravar-se para eczema palpebral. É também recomendado alternar entre as lentes de contacto e os óculos pois as lentes provocam cansaço na visão.

10. Fadiga Ocular

Lembre-se de descansar os olhos. Evite permanecer longos períodos em frente a ecrãs uma vez que a luz azul que emitem perturba o ritmo circadiano do nosso organismo.  Para além disto, a emissão acumulada da luz azul é prejudicial para a retina, afetando a visão.

*Contact eczema. Dermatology-Venereology College of Professors. Ann Dermatol Venereol; 129: 2S96-2S101, 2002.

  • BIODERMA foto produto, Atoderm Intensive eye T100ml, cuidado para eczema da pálpebra
  • Cuidado diário

    Pálpebras muito secas, irritadas e com eczema

    Patente Terapia de barreira da pele™

    Atoderm Intensive eye

    (51 opiniões)

    Intensive eye: Cuidado 3-em-1 para eczema da pálpebra: acalma, repara e remove a maquilhagem.

    Indicado para

    Para toda a família (exceto bebés prematuros)