7:00 

O alarme toca, abre os olhos e sente ardor nas pálpebras.

7:05

Choque ao olhar-se ao espelho: as pálpebras estão inchadas, vermelhas e com prurido. É um momento de pânico. Como aparecer na reunião das 9:00 com esta aparência?

8:30

Utiliza óculos de sol para esconder os olhos e vai diretamente a uma farmácia à espera de encontrar algo que acalme a crise, mas não existe uma solução milagrosa. Desilusão total.

9:00

A reunião começa.  Não há outra alternativa a não ser olhar os seus colegas nos olhos.

Nível de autoconfiança: -10

Nível de stress e desconforto: +15

Como identificar uma crise de eczema?

Vários fatores podem desencadear irritação nas pálpebras (genética, contato com alergénios, substâncias irritantes, etc.) que se manifesta através dos seguintes sintomas:

Sintomas

  • O eczema pode afetar qualquer parte do corpo sendo que a zona dos olhos apresenta condições ideais para o seu desenvolvimento, uma vez que é uma zona de pele sensível, com muita circulação sanguínea e depósitos de gordura.
  • A irritação pode afetar a pálpebra superior e/ou a pálpebra inferior de um só olho ou de ambos.
  • Os sintomas variam conforme as crises. Inicialmente surge vermelhidão que evolui para irritação, incluindo formigamento, pele a repuxar, sensação de ardor e prurido. A inflamação produz inchaço e com a intensa secura cutânea, desenvolve-se descamação.

Porque é que as crises reaparecem?

Sem um diagnóstico específico, a causa do eczema palpebral não é identificada. A maioria das pessoas não consulta um médico para avaliar a irritação das pálpebras, ao invés disso, preferem ir a uma farmácia para tentar encontrar algo que alivie rapidamente os sintomas. Os farmacêuticos afirmam que alguns utentes utilizam óculos de sol devido ao grande desconforto na zona dos olhos.

Assim, retornam da farmácia com um cuidado para as pálpebras: um pequeno frasco de 15ml que acalma os sintomas, mas o alívio é temporário e a crise reaparece dias depois…

O tratamento disponível atualmente para as recidivas do eczema palpebral e a rotina diária de beleza são limitados, uma vez que incluem muitos produtos:  

ciclo vicioso

 

Durante a crise de eczema palpebral, os utentes devem:

  • Aconselhamento médico
  • Aplicar um creme reparador para aliviar a irritação nas pálpebras
  • Não utilizar maquilhagem

E quando os sintomas desaparecem?

Os utentes voltam às suas rotinas de beleza, incluindo cuidado para a zona dos olhos, maquilhagem, desmaquilhante e/ou produtos de higiene… A aplicação de todos estes produtos pode ser muito stressante para o equilíbrio da zona sensível dos olhos que acaba de recuperar, o que cria condições ideais para uma nova crise, alimentando um ciclo vicioso crónico.

O nosso conselho

Para evitar as crises, deve limitar o número de produtos e ingredientes cosméticos que aplica na zona sensível dos olhos. Escolha um produto que faça tudo, que respeite e fortaleça a pele sensível das pálpebras e inclua-o na sua rotina diária, tanto durante as crises, como em pálpebras saudáveis.

  • Cuidado diário

    Pálpebras muito secas, irritadas e com eczema

    Patente Terapia de barreira da pele™

    Atoderm Intensive eye

    (51 opiniões)

    Intensive eye: Cuidado 3-em-1 para eczema da pálpebra: acalma, repara e remove a maquilhagem.

    Indicado para

    Para toda a família (exceto bebés prematuros)