O Alex tem 13 anos, a Alesia tem quase 7 anos e o bebé tem 6 semanas. Todos desenvolveram dermatite atópica assim que os trouxe para casa, e desde então recebi muitas perguntas sobre este assunto – e também porque estou a lidar com este problema – decidi entrevistar a Dra. Adriana Diaconeasa para saber mais sobre as causas da dermatite atópica nas crianças e como pode ser tratada.

Dermatite atópica é uma doença crónica da pele de natureza genética. Isto significa que temos uma predisposição genética, mas a sua manifestação está ligada às condições ambientais, e os seus sintomas aparecem durante a infância.

Bioderma - skin expert

Estatisticamente falando – tanto em termos dos estudos publicados nos últimos 10 anos, como na minha experiência – a dermatite atópica ocorre mais frequentemente nas zonas urbanas e em ambientes sociais e económicos bem dotados. Uma das teorias sobre a razão pela qual a dermatite atópica é vista como a "doença das crianças bem cuidadas" é o facto de já não entrarmos em contacto com alergénios naturais a que a espécie humana se habituou e, consequentemente, tornamo-nos mais sensíveis.

Bioderma - skin expert

Não. O que acontece a cada indivíduo em particular é muito significativo. O padrão de transmissão genética não é muito claro. Envolve uma mutação de certas proteínas da pele. Estamos a falar de processos complexos que envolvem a mutação pontual de certos genes. Portanto, o caso de um indivíduo será diferente do de outro, mesmo que falemos de predisposição genética. Uma das crianças pode tê-la, enquanto a outra pode não, mesmo quando há uma predisposição genética. A história individual é muito importante, bem como as condições ambientais.

Bioderma - skin expert

Elementos-chave a lembrar:

Devem ser utilizados produtos de banho emolientes específicos conforme recomendado pelos médicos. A gama de produtos Atoderm Intensive da Bioderma inclui vários produtos adequados para a doença, dependendo do nível de gravidade. Se o seu único problema for a secura, pode utilizar o ABCDerm Leite hidratante, um produto que previne o agravamento da secura da pele, mesmo em recém-nascidos. Se estamos a lidar com um caso leve, com uma erupção cutânea – seja ou não tratada com medicação – combinada com inflamação cutânea (portanto, inflamação cutânea que causa problemas mais graves) podemos usar  Atoderm Intensive Baume. Os produtos de higiente estão disponíveis em duas formas: óleo ou gel de duche (Atoderm Intensive Gel Moussant ou Atoderm Óleo de duche). O banho diário é recomendado para bebés com menos de um ano de idade. No entanto, se o bebé não suar e não estiver num ambiente denso e poluído, a periodicidade do banho pode ser alterada para uma frequência menor: tomar banho com demasiada frequência pode danificar a pele. Lave o bebé com o produto adequado e aplique emolientes após o banho.

A longo prazo, e como precaução, pode também ser usado o Atoderm Intensive Baume, quando surge uma recidiva e um surto de dermatite atópica ocorre. Se tal tratamento não for suficiente, alteramos para tratar a exacerbação com medicação, mantendo os cuidados cosméticos com a pele como uma medida de tratamento adicional. O tratamento deve ser administrado conforme recomendado pelo médico.