Dry skin

A pele seca começa por definir-se por sensações. As pessoas percebem que a pele está seca porque a sentem desconfortável, tensa e possivelmente áspera, e pensam que a aplicação de um produto apropriado proporcionará alívio. Às vezes, esses sintomas podem ser acompanhados de comichão e sensações de ardor.

Um médico, no entanto, será de opinião de que a pele está seca (o termo “xerose” também se usa) com base em critérios objetivos: aspeto baço, sinais epidérmicos clínicos específicos de descamação, gretas, por vezes inflamação e perda de elasticidade. As irregularidades na superfície da pele serão tanto mais consideráveis quanto mais seca for a pele. 

A pele seca constitui um meio favorável para o desenvolvimento de eczema, especialmente sob a forma de pitiríase alba (manchas secas na pele), que aparecem preferencialmente nas faces e nos braços de crianças com pele seca sistémica (no quadro clínico da dermatite atópica). 

Dentro dos tipos de pele seca existem vários graus:

 

Dry skin
Pele seca desconforto passageiro, repuxamento ligeiro e descamação leve
Dry skin
Pele muito seca desconforto e repuxamento significativo, descamação intensa, gretas, rachas
Scratching - Eczema
Xerose pré-atópica pele rugosa e seca (manchas secas) e irritação ligeira

A superfície da pele saudável é naturalmente protegida pela camada hidrolipídica, composta principalmente por água e lipídios (o sebo). 

É impermeável e protege a pele das agressões externas e evita as perdas de água. Quando a camada superior da epiderme não possui um bom equilíbrio de água e lipídios, já não pode cumprir a sua função de barreira e torna-se desconfortável em vários graus, conforme explicado acima. 

Ao contrário da pele desidratada, a pele seca ou muito seca é uma condição crónica, geralmente causada por um disfuncionamento genético. 

É um tipo de pele, como a pele oleosa, a pele mista, etc. 

Além da secura inata ou sistémica, existem também estados de secura cutânea desencadeados por outros fatores

Water drops
Pollution
fatores externos climáticos ou ambientais
Microbiomy
patologias cutâneas e doenças gerais eczema atópico, psoríase, etc.
tiroide, diabetes, carências nutritivas, etc.
Pills
tratamentos médicos

Dry to Very Dry skin

1 / Pele seca ou muito seca 

define um tipo de pele específico. É uma condição permanente, caracterizada pela sensação de repuxamento no rosto e em todo o corpo, causado por uma anomalia na barreira cutânea

A pele é fina tem uma textura compacta, apresenta vermelhidão e carece de água e lipídios

Dehydrated skin

2/  Problema da desidratação

pode afetar todos os tipos de pele em determinado momento, durante a vida. Trata-se de um fenómeno reversível e passageiro, caracterizado por repuxamentos localizados e ocasionais, devido à fraca fixação e perda de água. A pele tem apenas falta de hidratação, tonando-se desconfortável e por vezes sofrendo de descamação. Saiba mais sobre a pele desidratada aqui

Grandmother Mother and a Child

Algumas pessoas nascem com a pele seca; faz parte da sua herança genética. Também é importante compreender que a pele se modifica com a idade: é mais seca em crianças (exceto em recém-nascidos; no entanto, a perda de água é mais importante nessa idade), torna-se mais oleosa na adolescência e de novo mais seca na idade adulta (as glândulas sebáceas e as glândulas sudoríparas funcionam menos). 

 O envelhecimento natural da pele faz com que a epiderme se torne mais fina (porque sua taxa de renovação celular diminui) e a camada córnea se torna mais espessa.

O desconforto duradouro deve levá-lo/a consultar o seu dermatologista, que saberá diagnosticar uma pele seca ou desidratada. 

Se a pele secar repentinamente, o fator desencadeante deve ser explorado:

  • pode ser uma mudança no ambiente (trabalhar numa atmosfera diferente, envolver-se em atividades que secam a pele, como nadar em piscinas, ou usar um sabonete ou um gel de banho agressivos, após uma atividade desportiva), 
  • uma doença interna, ou um tratamento medicamentoso (medicamento anti colesterol, etc.). 

Se existir um fator responsável, deve ser corrigido na medida do possível.

Bioderma - dermatological expert

Além do desconforto causado, a pele seca permite que agentes irritantes e alergénicos penetrem na pele. Também promove o aparecimento ou a persistência de certas patologias (eczema, psoríase). 

É por isso que necessita de ser constantemente hidratada

  1. O primeiro passo é beber uma quantidade suficiente de água. Tente beber 1,5 litros de água por dia (salvo contraindicação médica).
  2. Além disso, é sempre importante escolher produtos de limpeza e cuidados de pele não agressivos: produtos de limpeza não detergentes e, se necessário, muito nutritivos, produtos hidratantes (sob a forma de leites, cremes, bálsamos, pomadas e óleos, dependendo da zona do corpo e do grau de secura). O objetivo é reduzir a evaporação da água e mantê-la em quantidade suficiente na epiderme, bem como reparar a barreira da pele danificada
  3. Deve evitar ambientes sobreaquecidos e fechados
Woman drinking water

1 ou 2 vezes por dia, lave o rosto com um produto de limpeza suave, que não danifique a barreira cutânea.


Seque a sua pele com toques suaves, sem esfregar.

Woman washing her face with water

De manhã e de noite, após a lavagem, aplique delicadamente um cuidado hidratante e emoliente, para acalmar as sensações de repuxamento, e para proteger a pele das agressões exteriores. Não se esqueça de nutrir a pele do rosto e do corpo com produtos adequados.

Woman applying cream