• Dra. Sandy Skotnicki , Dermatologista e Professora assistente na Universidade de Toronto.

    É cada vez mais comum, em utentes sem nenhuma condição associada, que as práticas modernas de higiene, incluindo a higiene diária com sabonetes e produtos de limpeza agressivos, estejam a inibir a função de barreira da pele, deixando-a vulnerável e sensível ao mundo exterior.

    Dra. Sandy Skotnicki , Dermatologista e Professora assistente na Universidade de Toronto.

O papel da barreira cutânea e do microbioma

Podemos dizer que a pele sensível é uma preocupação comum, uma vez que 40% das pessoas afirma ter pele reativa ou intolerante.

Embora muitas vezes coincida com eczema, dermatite e a rosácea, muitas pessoas com pele sensível não apresentam nenhum distúrbio dermatológico associado.

Em utentes sem nenhuma condição associada, é cada vez mais comum que as práticas modernas de higiene, incluindo a higiene diária com sabonetes e produtos de limpeza agressivos, estejam a inibir a função de barreira da nossa pele, deixando-a vulnerável e sensível ao mundo exterior.

A pele é o maior órgão do corpo e um dos mais vitais. Com a espessura de um fio de cabelo humano, ajuda a regular a temperatura corporal e funciona como um guardião, retendo a hidratação e mantendo distantes os alergénios e irritantes.

Para compreender como a lavagem e a higiene diárias podem levar à sensibilidade cutânea, é necessário pensar na camada mais externa da pele, conhecida como stratum corneum, como uma parede de tijolos, sendo os tijolos as células e a argamassa os óleos naturais ou lípidos.

O stratum corneum é habitado por um conjunto de microrganismos, conhecidos como microbioma da pele, que ajudam a manter a arquitetura da “parede de tijolos” da pele ao contribuir para os valores ideais de pH entre 4 e 6. O microbioma também desempenha um papel importante no suporte do sistema imunitário da pele, evitando a invasão de organismos patogénicos.

Os produtos de higiene podem interromper a função de barreira da pele e prejudicar o seu microbioma, o que pode causar sensibilidade cutânea. Por isso é muito importante estar atento à formulação destes produtos.

Quando se trata de produtos de higiene para pele sensível, sugiro que

✔️Seja formulado com um pH semelhante ao da pele

✔️Contenha surfactantes de baixa irritação

✔️Não contenha perfume

✔️Seja formulado com a menor quantidade de ingredientes e em quantidades ideais

Não contenha surfactantes abrasivos como sulfatos

Não contenha fragrância alergénica

Sensibio: o máximo respeito pela pele sensível

Todos os produtos de higiene BIODERMA apresentam um pH de 5,5, não possuem fragrância e contêm surfactantes de limpeza ultra-suaves que respeitam a barreira cutânea e seguem os protocolos de fórmulas minimalistas BIODERMA – contêm a quantidade mínima de ingredientes INCI formulados na dose ideal, reduzindo assim, o risco de alergia ou intolerância. Uma qualidade especialmente importante para quem sofre de pele sensível.

 

Range Sensibio

Higiene e cuidado

Pele sensível

A gama Sensibio

Range Sensibio

Prurido (comichão), sensação de calor, rigidez, sensação de desconforto, vermelhidão difusa ou localizada, são sintomas que caracterizam a pele sensível.

A solução BIODERMA: Sensibio, uma gama específica para as peles sensíveis. Além da icónica água micelar Sensibio H2O, que limpa e remove a maquilhagem das peles sensíveis, a gama inclui produtos de higiene e cuidados recomendados pelos dermatologistas: cuidados de rosto para peles sensíveis,, cuidados anti-vermelhidão (disponível em creme ou BB cream)… Escolha a rotina mais adequada à sua pele!

  • Higiene diária sem enxaguamento

    Pele sensível Pele normal

    Tecnologias Micellar

    Sensibio H2O

    (321 opiniões)

    H2O: Acalma e liberta a pele da maquilhagem e poluição.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele sensível a intolerante

    Patente D.A.F.

    Sensibio Gel moussant

    (38 opiniões)

    Gel de limpeza: O gel de limpeza micelar suave que reforça a hidratação natural da pele.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes