Ir para o conteúdo principal
DESCOBRE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CLUBE NAOS AQUI

Pele sensível

O que é afinal a pele sensível?

Tempo de leitura : 4 min

Sensação de formigueiro, ardor, comichão, por vezes uma sensação de irritação e até vermelhidão temporária, a pele sensível manifesta-se de várias formas e por muitos motivos diferentes. A BIODERMA explica o que causa a pele sensível e como saber se sua própria pele é sensível.

 

rosto feminino

O aumento de pele sensível

 

 

A pele sensível sempre foi um problema bastante comum. Ultimamente, tem havido um aumento gradual e generalizado em todo o mundo. De acordo com um relatório (1), em todo o mundo, entre 60% a 70% das mulheres e 50 a 60% dos homens sofrem de pele sensível.

 

Durante muito tempo, a prevalência de pele sensível foi subestimada. Geralmente não é uma condição para a qual se procure ajuda profissional. As sensações são subjetivas, ocorrem com frequência e são consideradas normais. A maioria das pessoas tende a pensar que não precisa de cuidado médico.

 

E, apesar de ser considerado um “problema menor”, é claro que para as pessoas que têm pele sensível, esta condição tem um impacto real na sua qualidade de vida. A pele sensível desempenha um papel importante nas escolhas do dia a dia, influenciando as suas decisões sobre quais alimentos comer, quais produtos comprar, que roupas usar e até mesmo para onde ir, uma vez que o ambiente interno e externo pode fazer com que a pele reaja. Lidar com as suas consequências todos os dias pode ser uma verdadeira preocupação.

 

1 Farage MA. A prevalência de pele sensível. Front Med 2019; 6:98.

 

Sintomas da pele sensível

 

 

Com o aumento de pessoas com pele sensível, esta foi qualificada em 2017 pelo Forum for the Study of Itch (IFSI) como uma síndrome dermatológica legítima.

Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica

A pele sensível é definida como sensações desagradáveis que incluem picadas, ardor, dor, prurido e sensação de formigueiro que ocorrem em resposta a estímulos que normalmente não deveriam provocar tais sensações. A pele pode parecer normal, mas é possível que vermelhidão temporária, leve e passageira, também possa acompanhar os outros sintomas. É diferente da vermelhidão permanente associada a doenças de pele como a rosácea

Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica - BIODERMA

Ilustração de sintomas

Todos estes sintomas duram uma, duas ou várias horas. Incomodadas com as reações da sua pele, muitas pessoas optam por mudar a rotina de cuidados com a pele e até mesmo aspetos do seu estilo de vida, sendo um esforço para encontrar alívio. A luta pode durar uma vida inteira.

Aurélie Guyoux, Diretora de P&D - NAOS.

Porque é que a tua pele é tão sensível?

 

A pele sensível é, à partida, uma vantagem. A nossa pele é o primeiro contacto com o meio ambiente. Ela fornece informações constantes sobre o ambiente e potenciais agressões, desencadeando medidas de adaptação e proteção, através do nosso organismo. Por exemplo, a nossa pele adapta-se constantemente às temperaturas quentes graças ao mecanismo da transpiração, mas também aos raios ultravioleta graças à melanina e à sua defesa oxidativa. Mas atualmente, a pele tem que se adaptar constantemente a um maior número de irritantes diferentes. A pele sensível, portanto, reage com intensidade variável a diferentes estímulos presentes no seu ambiente. Essa sensibilidade exacerbada pode ser regulada.

Aurélie Guyoux, Diretora de P&D - NAOS.

Enquanto estudos ainda estão a decorrer para melhor compreender esta condição, os Laboratórios BIODERMA identificaram recentemente que a pele sensível pode ser desencadeada de duas formas:

 

A sensibilidade natural deve-se a uma disfunção biológica. Neste caso, as fibras nervosas rapidamente ficam hiperexcitadas quando expostas a certos estímulos, a pele reage de forma exagerada e os diferentes sintomas aparecem. A sensibilidade natural tende a ser uma condição permanente.

 

 

A sensibilidade induzida surge devido a uma série de fatores ambientais e estilo de vida. No ambiente urbano atual, a pele está continuamente exposta a irritantes diários - poluição, raios ultravioleta, stress, etc. Para se proteger, a pele produz radicais livres. Quando estes fatores agressivos para a pele estão em excesso, a pele produz muitos radicais livres. Isso cria stress oxidativo, que altera a função de barreira protetora da pele levando a que ainda mais substâncias irritantes penetrem. O stress oxidativo, juntamente com a alteração da função de barreira, leva à inflamação e à pele sensibilizada. A sensibilidade induzida pode exacerbar a sensibilidade natural. Pode aparecer e desaparecer, dependendo do estilo de vida e do ambiente, e está a aumentar em todo o mundo.

 

Em ambos os casos, a pele sensível está desequilibrada e incapaz de se defender corretamente. Na verdade, a pele sensível está constantemente a lutar para atingir um estado normal e saudável. Quando ela reage, tem dificuldades em voltar ao normal por si própria. Desenvolve-se então um ciclo vicioso que oscila entre a saúde e a reação, quando aparecem ardor, prurido e vermelhidão. Todos os sinais de uma pele sensível.

O que causa a pele sensível?

 

 

 

Os fatores que podem desencadear a pele sensível são muitos e diversos, provenientes de variadas fontes.

 

Poluição

Poluição, vários compostos orgânicos voláteis, metais pesados e partículas podem afetar a pele.

 

Raios UV

Os raios ultravioleta também podem afetar a pele sensível.

 

Temperaturas

Temperaturas quentes ou frias, vento, ar húmido ou seco, ar condicionado, mudanças de estação podem provocar pele sensível.

 

Detergentes

Detergentes, surfactantes e outros produtos de limpeza podem ser muito agressivos para a pele.

 

Hormonas

As hormonas relacionadas com gravidez e ciclos menstruais podem afetar a pele. 42% das mulheres na pré-menopausa relata que a pele fica mais sensível um pouco antes ou durante o ciclo menstrual, e mais de 70% das mulheres na pós-menopausa afirma que a sensibilidade da pele aumentou².

 

Estilo de vida

Escolhas de estilo de vida, como tabaco, pílulas anticoncecionais, barba, roupas, distúrbios do sono, fadiga e certos alimentos podem ter efeito.

 

Cosméticos e maquilhagem

Os cosméticos e a maquilhagem podem conter ingredientes irritantes, como pigmentos, ou conservantes. Um produto de higiene suave, não irritante e adaptado, que preserva a barreira da pele, é essencial para a pele sensível.

 

 

2 Farage et al. 2020, Laurent Misery et al. 2017