Skin with Redness and Visible Vessels

A rosácea é uma doença complexa e multifatorial, cujas causas incluem uma barreira cutânea enfraquecida e mais reativa a estímulos específicos, anomalias vasculares, inadequação de mecanismos imunológicos e fatores genéticos. 

Os sintomas da rosácea são diversos e incluem vermelhidão permanente ou episódica da face, sensação de repuxamento da pele, borbulhas (pápulas inflamatórias e pústulas), vasos visíveis (telangiectasias) e inchaço do nariz, pálpebras ou orelhas. Os olhos também podem ser afetados com sensação de ardor ou picada, prurido e intolerância à luz.

Woman looking at her skin in the mirror

Woman with hair in the wind
  • Fatores ambientais (raios UV, diferenças de temperatura)
  • Stress e ansiedade
  • Transpiração excessiva
  • Consumo de álcool 
  • Ingestão de alguns alimentos (comidas picantes)

Quatro formas diferentes, quatro tipos de sintomas

1/ A forma vascular

Manifesta-se como vermelhidão no rosto, acompanhada, ou não, de telangiectasias (pequenos vasos sanguíneos dilatados). Esta vermelhidão pode ser esporadicamente acompanhada de ruborização vasomotora, isto é, de uma sensação intensa de afluxo de sangue ao rosto, que se dissipa rapidamente.

2/ A forma papulo-pustular

A eritrose é, neste caso, combinada com surtos de borbulhas que se assemelham a acne (manchas vermelhas e pequenas pústulas, mas sem comedões), presentes exclusivamente no rosto.

3/ A forma hipertrófica

Esta forma, caracterizada pelo nariz excessivamente grande e com protuberâncias, é muito mais rara e afeta quase exclusivamente os homens. Designada por rinofima, esta patologia não está relacionada  com o consumo de álcool, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Todos estes sintomas causam geralmente desconforto diário significativo, bem como a alteração da qualidade de vida.

4/ A forma ocular

Os olhos também podem ser afetados com sintomas como sensação de ardor, ou picada, prurido e intolerância à luz.

É mais frequente em pessoas de pele clara, particularmente em mulheres, e tem maior incidência em adultos de 30–50 anos de idade, atingindo cerca de 5%–10% da população. Por afetar o rosto, a rosácea tem um impacto significativo sobre o bem-estar, a auto-imagem, a auto-estima e a qualidade de vida dos doentes.

rosacea around the world

A avaliação por um médico Dermatologista é essencial para o correto diagnóstico da rosácea e estabelecimento de uma adequada estratégia de tratamento e controlo a longo prazo.

A pele do doente com rosácea é extremamente sensível, pelo que a seleção de cosméticos deve ser criteriosa. O uso diário de um produto de higiene facial, um hidratante adequado e um fotoprotetor específico é fundamental para o alívio dos sintomas e controlo desta doença crónica.

dermatologist skin consultation