Sensitive or Intolerant Skin

A pele sensível e intolerante é mais reativa do que a pele normal; é hiper-reativa. É propensa a sensação de formigueiro, pele a picar, rubor e comichão (mais raramente), geralmente de forma intermitente.

Às vezes, combinados com vermelhidão, estas sensações de desconforto são potenciadas como reação a vários tipos de estímulos, que normalmente não provocam irritação.

Esses fatores desencadeantes podem ser:

Sun
Físicos radiação UV, clima quente ou frio, vento, variações de temperatura, atrito, etc.
Pills
Produtos químicos cosméticos, sabão, água, produtos para fazer a barba, etc.
Stress
Psicológicos stress, emoções, etc.
Calendar
Hormonais ciclo menstrual, etc.
Food
Fatores internos comida muito condimentada, etc.

A pele sensível e intolerante reage, portanto, a estímulos que não afetam outros tipos de pele. Essa hipersensibilidade da pele é o resultado de uma tolerância reduzida. Quanto mais sensível a pele, menor a sua tolerância. Para a pele sensível, a reatividade manifesta-se temporariamente, em determinados momentos.

 A pele intolerante reage constantemente, ou quase constantemente, e sempre com tolerância quase nula.

Your Skin - Sensibio

Dois fatores principais são responsáveis pela diminuição da tolerância da pele e, portanto, pelo aumento da sua sensibilidade.

  1. Em primeiro lugar, a função de barreira da epiderme da pele sensível e intolerante está alterada. Este fenómeno promove a desidratação da pele e a penetração de potenciais substâncias irritantes.
     
  2. Parece, também, que a pele sensível segrega muitas citoquinas pró-inflamatórias (substâncias segregadas pelas células da pele) e determinados neuro mediadores através das suas terminais nervosas superficiais. Essas secreções anormais causam sensações desagradáveis nos indivíduos afetados. A pele sensível e intolerante também produz muitos radicais livres.

Mother and daughter sitting and together

O fenómeno da pele sensível é frequente, pois afeta um terço da população adulta.

As mulheres (60%) são mais afetadas do que os homens (40%). Devido à herança familiar e à genética, a pele de algumas pessoas é mais sensível do que a de outras, principalmente a pele clara. Mas a cor da pele não determina a sua sensibilidade. A frequência desta condição diminui geralmente com a idade. 


Uma pele sensível pode constituir uma das manifestações clínicas de uma patologia do rosto: rosácea, eczema ou dermatite seborreica, por exemplo.A ausência de precauções em relação aos fatores que tradicionalmente desencadeiam essas patologias, favorece a sua aparição e o seu agravamento.

Woman looking at her skin in the mirror

Ter uma pele sensível não deixa de ter repercussões psicológicas, porque isso significa que momentos simples da vida podem ser perturbados por essas reações. O controlo de outro tipo de patologias dermatológicas torna-se também mais complexo, porque certos tratamentos locais são mais dificilmente tolerados.

Visite o seu dermatologista para que ele possa identificar os fatores que desencadeiam ou agravam a sua reação cutânea e lhe dê conselhos adequados. O médico deverá examiná-la, a fim de eliminar a hipótese de rosácea, eczema ou uma dermatite seborreica, que podem estar na origem da hipersensibilidade da sua pele, e que exigem tratamento específico.

Doctor with a patient in a medical office

Devem limitar-se ao máximo todas as fontes de agressão da pele :

  • Exposição ao frio;
  • Produtos irritantes e cosméticos traumatizantes (limpeza agressiva, exfoliantes, cremes inadequados, etc.);
  • Para fazer a barba, os homens necessitam de produtos adequados e tempo suficiente (contacto dos pelos com água morna, pelo menos durante 3 minutos, para os amaciar);
  •  Os efeitos nocivos do sol na pele, que aumentam a sua sensibilidade (utilize um produto com um índice de proteção adequado).
Cold - Smiling Woman

Utilize um número limitado de produtos cosméticos calmantes.
Lave o rosto com um produto de limpeza calmante de alta tolerância, de preferência um produto que não necessite de enxaguamento, sem perfume, sem conservantes e sem surfactantes. 
Be very careful when drying your face. Lightly pat instead of rubbing.

Woman cleaning her face

1 ou 2 vezes por dia, aplique um produto de alta tolerância (sem perfume, sem conservantes, sem sufactantes), para combater a reação inflamatória.
1 ou 2 vezes por semana, aplique delicadamente um produto de hidratação intensa (máscara). A maquilhagem deve ser igualmente limitada e selecionada com cuidado.

Bioderma - woman applying cream on the face