Skincare for sensitive skin

Por vezes sente a pele com formigueiro, outras vezes sente ardor e às vezes parece que está mesmo a queimar. Em cada situação, é levado a acreditar que existem diferentes níveis de sensibilidade e, portanto, diferentes produtos para cada caso.

É certo que existe uma infinidade de produtos para cuidar da pele sensível. As marcas no geral criaram as suas próprias categorias para subtipos específicos de pele sensível. Existem nomes diferentes, tais como "pele sensível", "pele hipersensível" e "pele reativa" nas prateleiras das farmácias. Até mesmo a "pele intolerante", que nos faz acreditar que a nossa pele recusará todos os outros tipos de cuidados. A confusão está instalada: "Hoje a minha pele está sensível ou hipersensível?" "O ultrassensível vais ser suficiente para acalmar a minha pele ou devo escolher o produto para peles intolerantes?"

São estas categorias realmente tão diferentes? Todos elas parecem competir para resolver o mesmo problema: a pele sensível.

Como pessoas em todo o mundo descrevem a pele sensível? Fazem distinções entre "irritada" e "hipersensível"?

 

60%1 da população mundial é afetada pela pele sensível. É tão comum, que muitas pessoas partilham as suas dicas, ideias e dificuldades na internet. Aqui está uma pequena amostra de como as pessoas descrevem os sintomas da pele sensível na web, em países como França, Japão e Coreia do Sul.

Por mais graves que sejam, são os mesmos sintomas mencionados repetidamente. O que as pessoas descrevem, usando as suas próprias palavras, corresponde à definição oficial de pele sensível: sensações desagradáveis que ocorrem em resposta a estímulos que normalmente não deveriam provocar tais sensações. Isso inclui formigueiro, comichão e, por vezes, uma sensação de ardor e vermelhidão temporária.

 

1 Farage MA. A prevalência de pele sensível. Front Med 2019; 6:98.
Sensitive skin symptoms
  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica - BIODERMA.

    Quando analisados de forma objetiva, «irritada», «hipersensível», «ultrassensível», «intolerante» são todas variações do mesmo tema: todas descrevem a pele sensível. Não são diferentes tipos de pele que requerem cuidados específicos. Elas simplesmente representam diferentes graus de intensidade dos mesmos sintomas. E quando a sua pele reage, seja um pequeno ardor ou vermelhidão, os mecanismos biológicos por trás das reações também são os mesmos para todas as peles sensíveis.

    Dra. Michèle Sayag, Diretora de Estratégia Médica - BIODERMA.

Qual a causa da pele sensível?

Os sintomas de pele sensível são, portanto, todas queixas de pele inflamada em maior ou menor grau. Tratar os sintomas ajuda, mas não resolve o problema. Para isso, é necessário tratar a causa.

De onde surge a pele sensível? A pele sensível pode surgir de duas formas e em ambos os casos, é acima de tudo uma perceção, uma sensação na pele que é forte o suficiente para ter impacto na qualidade de vida de uma pessoa. Sendo obrigado a tolerar o desconforto todas as vezes que sente uma reação.

 

Para saber mais, leia o nosso artigo "O que é pele sensível e como saber se tem pele sensível?"

Para saber

A pele sensível pode ser natural

Pode ter uma sensibilidade natural que também é permanente. Como resultado, deseja mantê-la sob controlo o tanto quanto possível.

 

A pele sensível pode ser induzida

Essa sensibilidade induzida é ocasional e intermitente e está a aumentar em todo o mundo. A pele é sensibilizada e reage a fatores externos como poluição, cosméticos ou stress, entre muitos outros fatores. Nem sempre estamos conscientes de que algo fará a pele reagir. Neste caso é necessário fortalecer a pele.

Sensibio Defensive moisturiser for sensitive skin

Quando temos a pele sensível, temos de lidar com todo o desconforto que ela causa. Além de alterar a rotina de cuidados da pele, encontrar o produto certo que a acalme de forma eficaz pode ser um desafio. Sentimo-nos frustrados e com pouco controlo sobre o bem-estar da nossa pele.

É verdade, existe uma grande variedade de produtos para pele sensível. Mas, ao manter a pele numa bolha, esses produtos estão a protegê-la em demasia, em vez de ajudá-la a adaptar-se e a viver no seu ambiente. Não vão além de acalmar ao invés de abordar as diferentes causas da sensibilidade da pele. Se pudéssemos ir mais além, com um cuidado ativo que trata a causa da pele sensível para ajudá-la a defender-se melhor, sentir-nos-ia muito mais aliviados.

Para ajudar, os Laboratórios BIODERMA desenvolveram Sensibio Defensive, um cuidado ativo calmante baseado nos princípios ecobiológicos NAOS. Ao considerar a pele um ecossistema e atuando sobre as origens e causas da pele sensível, os Laboratórios BIODERMA dão à pele sensível e sensibilizada a capacidade de se defender melhor. Com Sensibio Defensive, a pele recebe o impulso que necessita para se tornar mais forte e enfrentar com eficácia os seus irritantes, vivendo harmoniosamente no seu ambiente.

Sensibio Defensive também hidrata a pele sensível e sensibilizada, seja qual for a sua origem. Um cuidado que simplifica a sua rotina de cuidados da pele e simplifica a sua escolha sobre o que aplicar.

Saiba mais sobre o nosso produto lendo o nosso artigo "Sensibio Defensive: cuidado ativo calmante que fortalece a autodefesa da pele"

  • Higiene diária sem enxaguamento

    Pele sensível Pele normal

    Tecnologias Micellar

    Sensibio H2O

    (328 opiniões)

    H2O: Acalma e liberta a pele da maquilhagem e poluição.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele sensível

    Patente D.A.F.

    Sensibio Gel moussant

    (43 opiniões)

    Gel de limpeza: O gel de limpeza micelar suave que reforça a hidratação natural da pele.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Sensitive and sensitised skin

    Tecnologia DEFENSIVE

    Sensibio Defensive

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra agressões .

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Sensitive and sensitised skin

    Tecnologia DEFENSIVE

    Sensibio Defensive rich

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra as agressões.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Cuidado diário

    Pele sensível

    Patente Toleridine™

    Sensibio Eye

    (10 opiniões)

    Eye: Cuidado calmante e hidratante para contorno dos olhos sensível.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Photoderm MAX Creme SPF 50+ 40ml, creme protetor para pele sensível
  • Proteção solar

    Fotoproteção pele normal a seca

    Patente Bioproteção celular™

    Photoderm MAX Crème SPF 50+

    (2 opiniões)

    MAX Creme SPF 50+: Proteção muito elevada.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • Proteção solar

    Pele normal

    Patente Bioproteção celular™

    Photoderm MAX Aquafluide SPF 50+

    (2 opiniões)

    MAX Aquafluide SPF 50+: Proteção solar muito alta, ligeira como a água, com um toque seco.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes