Como hidratar e cuidar do contorno dos olhos?

É realmente a zona que atrai todos os olhares, digamos assim! Ultra-sensível, o contorno dos olhos tende a realçar muito mais do que o resto do rosto. No entanto, por vezes, tendemos a manter a mesma rotina básica do rosto, sem ter em conta as especificidades da zona do contorno dos olhos. Aqui ficam as nossas dicas para adotar o cuidado ideal para o contorno dos olhos.

Não é por acaso que as olheiras, as linhas de expressão, papos ou manchas aparecem nesta zona: a pele à volta dos olhos está menos protegida do que outras zonas, portanto, mais frágil. A idade, o cansaço, o stress, o tabaco e o álcool, os raios UV, a poluição e as condições ambientais no geral têm efeitos diretos no estado da pele à volta dos olhos. Além da hereditariedade, o contorno dos olhos tem características específicas que exigem respostas personalizadas:

  • A pele do contorno dos olhos é muito mais fina
  • O contorno dos olhos tem menos glândulas sebáceas, o filme hidrolipídico é reduzido, a pele fica, portanto, mais vulnerável a diversos agressores.
  • A pele à volta dos olhos é naturalmente uma área mais seca, muitas vezes carente de elastina, lípidos e colagénio
  • A zona dos olhos fica enfraquecida por piscarmos durante todo o dia!

O que causam as olheiras?

As olheiras dão uma aparência cansada e triste. Em alguns casos, a idade não é a única causa, uma vez que as olheiras podem ser observadas em pessoas muito jovens. Nesse caso, geralmente é uma predisposição genética encontrada em outros membros da mesma família. Entre as causas das olheiras, a idade e principalmente o cansaço são as mais comuns.

  •  As olheiras azul-púrpura são causadas por uma desaceleração na circulação sanguínea na zona à volta dos olhos, devido à idade, fadiga ou ambos! Uma microcirculação ligeiramente lenta resulta em distúrbios do tecido linfático. Eles são especialmente percetíveis se tiver pele clara.
  • As olheiras castanhas têm origem pigmentar. Aparecem mais em tons e pele mais escuros.

A saber…

Provavelmente já notou que tem olheiras sob os olhos quando dorme mal ou muito pouco... Essas são as causas das olheiras depois das festas...

As olheiras podem ser acompanhadas por estes dois grandes problemas do contorno dos olhos.

- Aparecem mais cedo do que no resto do rosto, devido à pele seca mais pronunciada desta zona.

- Muitas vezes falamos sobre rugas de expressão, isso significa que sua aparência está ligada a expressões faciais repetidas, como sorrir, rir ou franzir a testa. A pele ao redor dos olhos eventualmente perde a sua elasticidade e as rugas aparecem mesmo na ausência de stress muscular.

- O sol e o fumo desidratam a pele e por isso contribuem para marcar a pele à volta dos olhos.

- Podem ser transitórios ou permanentes, principalmente após os 50 anos. Pode muito bem acordar com papos marcadas sob os olhos e vê-las desaparecer gradualmente ao longo do dia.

- Inchaço e olhos inchados podem estar ligados à diminuição da circulação sanguínea e linfática, o que causa um acúmulo de gordura ou água ao redor da zona dos olhos.

- Para reduzir o risco de papos sob os olhos, evite comer muito sal, mantenha uma temperatura fresca no seu quarto e, acima de tudo, remova a maquiagem com cuidado com um desmaquilhante especial para os olhos.

A zona sensível à volta dos olhos precisa, em primeiro lugar, de hidratação seja qual for o seu problema: olheiras, papos, rugas e rídulas... Um cuidado hidratante indicado para o contorno dos olhos é o primeiro passo preventivo a adotar.

  • Deve usar um hidratante para os olhos a partir dos 25 anos. A partir desta idade, inicia-se o envelhecimento da pele, embora os efeitos ainda não sejam visíveis.
  • A partir dos 40 anos, pode escolher entre um creme de contorno de olhos ou um sérum de contorno de olhos consoante as suas necessidades.

Um hidratante para o contorno dos olhos deve ser mais nutritivo do que um creme para o rosto para restaurar o filme hidrolipídico que tanto falta nessa zona. Mas é preciso encontrar o equilíbrio certo, porque uma fórmula muito gordurosa pode, por outro lado, acentuar os problemas de inchaço.

Como remover a maquilhagem à volta dos olhos?

A remoção adequada da maquilhagem desempenha um papel fundamental. Escusado será dizer que deve remover a maquilhagem todos os dias! As partículas de poluição adoram alojar-se nas dobras das pálpebras e a pele à volta dos olhos deve ser sistematicamente limpa todas as noites. Mas atenção, desmaquilhar os olhos requer a utilização de produtos específicos, adaptados a esta zona frágil para evitar irritações, reações, comichão e envelhecimento precoce!

Quando se trata de desmaquilhar, todos queremos conciliar rapidez, eficácia e sobretudo suavidade. Assim, a BIODERMA concebeu um inovador desmaquilhante micelar bifásico especialmente formulado para os olhos. Sensibio H2O Eye combina 70% de fase aquosa com 30% de fase lipofílica. Esta dosagem única elimina todas as impurezas enquanto acalma e hidrata a zona dos olhos. A pele fica fresca e suave, sem qualquer sensação de oleosidade ou repuxamento. Bónus: Sensibio H2O Eye contém provitamina B5 para densificar e fortalecer as pestanas.

Como escolher um cuidado para o contorno de olhos?

Existe uma grande variedade entre cremes e séruns para o contorno dos olhos. Alguns ingredientes ativos visam problemas específicos: drenagem em caso de inchaço, ativação da microcirculação para olheiras, lifting contra flacidez da pele ou preenchimento de rugas.

 

 

Os benefícios das fórmulas com ácido hialurónico

Se houvesse apenas um ativo para ter em mente, seria o ácido hialurónico. Já presente naturalmente na pele, funciona como uma esponja para reter a água na pele. É perfeito para hidratar, mas também para suavizar e preencher a zona dos olhos. Graças a este ácido, as linhas finas são menos visíveis porque redensifica a pele. Por fim, também tem um leve efeito anti-inflamatório que pode melhorar problemas como vermelhidão ou olheiras.

 

Sérum para o contorno dos olhos

Os séruns são os mais concentrados em ingredientes ativos, por isso são recomendados em caso de olheiras, papos ou rugas acentuadas. Os séruns para contorno dos olhos podem ser utilizados ​​de manhã e à noite. Não hesite em guardá-los no frigorífico se tiver papos, pois o frio otimiza o efeito descongestionante.

Higiene diária sem enxaguamento

Pele sensível

Biphase Micellar Technology

Sensibio H2O eye

(2 opiniões)

Desmaquilhante micelar bifásico suavizante e com elevada tolerância para reforçar a barreira cutânea.

Indicado para

Adultos, Adolescentes

BIODERMA foto produto, Sensibio H2O 500ml, Água micelar para a pele sensível

Higiene diária sem enxaguamento

Pele sensível Pele normal

Tecnologias Micellar

Sensibio H2O

(421 opiniões)

H2O: Acalma e liberta a pele da maquilhagem e poluição.

Indicado para

Adultos, Adolescentes

Cuidado diário

Pele sensível & sensibilizada

Tecnologia DEFENSIVE

Sensibio Defensive

(2 opiniões)

O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra agressões .

Indicado para

Adultos, Adolescentes

Cuidado diário

Pele sensível & sensibilizada

Tecnologia DEFENSIVE

Sensibio Defensive rich

(2 opiniões)

O cuidado ativo calmante que reforça a autodefesa da pele contra as agressões.

Indicado para

Adultos, Adolescentes