A pandemia provocada pela Covid-19 mudou praticamente tudo nas nossas vidas - o trabalho, a nossa vida social e os nossos hábitos. Em todo o mundo, a utilização da máscara faz parte do dia-a-dia e é a melhor forma de prevenir o contágio. Contudo, mesmo que o uso da máscara seja uma necessidade indispensável, não é nada agradável – muito menos quando se tem a pele sensível. Mesmo sem a utilização da máscara, a pele sensível reage facilmente a tudo: irritação, poluição, alergias, produtos de cosmética, frio, calor, vento… rapidamente aparecem os efeitos indesejados como desconforto, pele a repuxar, prurido ou vermelhidão. Utilizar a máscara por longos períodos pode agravar a situação. “A máscara deixa a minha pele vermelha…A minha máscara deixa a minha pele a arder…Não consigo suportar a irritação causada pele máscara”. Muitas pessoas que têm a pele sensível queixam-se dos efeitos adversos das máscaras cirúrgicas ou de tecido.  

maskné-img-mask-side-effects2
  • Dr Michèle Sayag, allergologist
    Dra. Michèle Sayag, Alergologista - Bioderma.

    A pele sensível sofre mais com a utilização das máscaras do que os outros tipos de pele, apresentado os sintomas habituais de irritação: sensação de picadas, repuxamento, prurido,  desconforto geral e até vermelhidão

     

    Dra. Michèle Sayag, Alergologista - Bioderma.

A pele sensível fica irritada com a utilização da máscara, apresentando dois tipos de consequências.

  1. Irritação causada pela fricção: Os elásticos atrás das orelhas, a fricção no nariz e na zona das maçãs do rosto…a barreira cutânea é agredida e a pele fica mais seca e mais sensível.
  2. Aumento da poluição na pele: Com o efeito oclusivo da máscara, o calor e a humidade aumentam devido à transpiração e ao CO2 que expiramos. A pele sensível tem dificuldades em tolerar este tipo de poluição, para além da poluição já existente no ambiente.

A utilização da máscara  torna a limpeza da pele ainda mais importante.

maskné-img-mask-two-effect-rubbing-pollution

maskné-img-mask-side-effects1

A pele sensível fica enfraquecida devido às irritações provocadas pela utilização da máscara, por isso a higiene deve ser feita com fórmulas muito suaves. Evite esfregar, uma vez que pode irritar ainda mais a barreira cutânea. No entanto,  o produto de higiene deve também remover todo o tipo de poluição e impurezas que ficam acumuladas na superfície da pele. O desafio real é encontrar o equilíbrio perfeito entre respeitar a pele e limpá-la de uma forma eficaz.

Está fora de questão limpar demasiado ou insistir com desmaquilhantes. A  higiene de manhã e à noite são suficientes, caso contrário apenas irá agravar ainda mais o estado da pele. A higiene da pele deve ser metódica, sem esfregar e sem utilizar produtos que deixem a pele demasiado irritada.

Dra. Michèle Sayag, Alergologista

ÁGUA MICELAR, O MELHOR PRODUTO DE  higiene PARA A PELE SENSÍVEL

A Água Micelar, um produto que não necessita de enxaguamento, é a melhor aliada para a pele sensível – ainda mais com a utilização das máscaras, explica a Professora Brigitte Dreno, Dermatologista francesa, Chefe do Departamento de Dermatologia CHU Nantes.

“Comparada com sabão ou com um leite de limpeza, a Água Micelar promove o equilíbrio entre  água e  óleo com fosfolípidos. As partículas poluentes aderem a essas micelas que são transportadas pela água e são transferidas para o disco de algodão.

  1. A Água Micelar remove toda a maquilhagem da pele;
  2. Elimina o sebo que foi alterado devido ao dióxido de carbono expirado por baixo da máscara;
  3. Retira as partículas finas de poluição presentes na pele que podem causar manchas escuras*;
  4. Ao remover o sebo alterado e partículas, também permite que o sebo saudávelse instale na superfície da pele;
  5. E, acima de tudo, protege a barreira cutânea graças ao seu pH, que é o mesmo da pele, mantendo assim:
  • A diversidade no microbioma da pele, que previne a inflamação,
  • A hidratação da camada superficial da epiderme.

Ou seja, elimina todas as partículas de poluição e remove toda a maquilhagem da pele sem necessidade de enxaguamento, respeitando o microbioma e a função barreira da pele. Os efeitos adversos causados pela utilização da máscara e que provocam a irritação da pele são, portanto, atenuados pela hidratação fornecida pela água (sensação de frescura) e pelo óleo que fortalece a função barreira .”

 

*Airborne particle exposure and extrinsic skin aging. Vierkötter A, Schikowski T, Ranft U, Sugiri D, Matsui M, Krämer U, Krutmann J. J Invest Dermatol. 2010 Dec;130(12):2719-26.

A Água Micelar limita os efeitos da utilização da máscara

Professora Brigitte Dreno, Dermatologista francesa, Chefe do Departamento de Dermatologia CHU Nantes.

Your Skin - Sensibio H20 Ambassador- Tina

Um produto estrela para a pele sensível, a primeira água micelar do mundo continua a ser uma referência. Sensibio H2O limpa suavemente o rosto e os olhos.

  • A fórmula delicada de alta tolerância é garantida pela seleção criteriosa de ingredientes inspirados na biologia natural da pele. Respeita a sua função de barreira e o seu equilíbrio.
  • Não há necessidade de enxaguamento e nenhum risco de desenvolver uma reação à água da torneira, que pode causar irritações na pele sensível.
  • Eficaz, elimina a maquilhagem, impurezas e partículas de poluição.

  • Sensibio H2O acalma a pele sensível desde a primeira utilização em 97% dos consumidores1
1Evaluation of organoleptic properties, efficacy and tolerance of Sensibio H2O. usage test, subjective evaluation on 30 volonteers with sensitive skin. CIREC, France, 2013 (Lb13041)
  • Sensibio H2O elimina 99.8% do polén2 e 98% das partículas finas3
2Evaluation of Sensibio H2O cleansing efficacy toward pollen particles, test on 20 volunteers, France, CIREC, July 2019 (Rd19016)
3Evaluation of Sensibio anti-pollution efficacy, test on 12 volunteers, CERCO, France 2017 (STb17041)
  • Sensibio H2O respeita 95% da diversidade do microbioma da pele4
4Clinical study on 20 volunteers, all skin types, March 2020.
maskné-sensibio-img-packshot

SEIS DICAS PARA TOLERAR MELHOR A MÁSCARA

O que deve fazer se a máscara faz com a sua pele fique a arder? E se ficar com a pele seca atrás das orelhas depois da utilização da máscara? A máscara pode causar reações alérgicas? Como reduzir a vermelhidão causada pela máscara? Se tem a pele sensível, aqui pode encontrar algumas dicas para tornar o uso da máscara mais fácil.

maskné-picto-mask-change

1. Varie os tipos de máscara que usa para diminuir irritações localizadas. Existem muitas opções: máscara cirúrgica tradicional, máscara de tecido com elásticos atrás das orelhas, máscaras que podem ser atadas na parte de trás da cabeça... Certifique-se de que sua máscara não está muito apertada, que os pontos de fricção são reduzidos ao mínimo. Escolha máscaras sem muitas cores, reduzindo os potenciais alergénios.

maskné-picto-mask-moist

2. Não utilize uma máscara que ficou húmida. Retire-a após uma conversa ou transpiração.

maskné-picto-mask-wash

3. Não se esqueça de trocar e lavar a máscara regularmente de acordo com as recomendações oficiais, e ainda com mais frequência se sentir necessidade, para evitar o contato prolongado da pele com partículas de poluição. Use um detergente hipoalergénico e lave a 60 ° C.

maskné-picto-mask-wait-15-minutes

4. Espere pelo menos quinze minutos após a aplicação do creme hidratante pela manhã para colocar a máscara.

maskné-picto-mask-makeup

5. Tente não usar maquilhagem enquanto estiver a utilizar a máscara.

maskné-picto-mask-change-regularly

6. Retire a máscara quando o risco de infeção for baixo ou inexistente, por exemplo, quando estiver em casa e no carro.