Durante a adolescência e a idade adulta, marcas, acne e pontos negros são, normalmente, fatores importantes para o nosso equilíbrio emocional. O que é normal, já que vivemos numa sociedade voltada para a imagem. De acordo com um estudo, 8 em cada 10 adolescentes acreditam que "a aparência pode determinar o sucesso da vida futura" 1.

  • Na adolescência, a acne surge num momento delicado em que estamos a construir a nossa identidade, juntamente com tantas dúvidas e a necessidade de pertencer a um grupo. No entanto, como a maioria dos adolescentes também é afetada, isso pode fazer-nos sentir melhor – pelo menos um pouco.
  •  Na idade adulta, a situação é muitas vezes pior. Borbulhas instalam-se, sentimo-nos diferentes e, principalmente, parece-nos injusto. Todas as manhãs olhamos ansiosamente ao espelho e fazemos o possível para encontrar uma forma de manter a calma. Não é fácil ter acne quando somos considerados muito velhos para isso.
1 IPSOS 2015
Sad woman reflection in a mirror

Quando sofremos com acne, muitas vezes acreditamos que é a única coisa que as pessoas veem e que esse problema nos define antes de tudo. A pele com tendência acneica é frequentemente fonte de complexos e de falta de segurança, o que pode causar dificuldades nos relacionamentos. Mas lembre-se, não é apenas uma pessoa com acne. Não deixe que isso ocupe a sua mente e altere o seu equilíbrio psicológico.

Atualmente, os problemas associados à acne são cada vez maiores. Muitas celebridades estão a apoiar movimento #bodypositive que luta contra a discriminação física e as suas consequências.

Algumas pessoas sentem-se perfeitamente à vontade em relação à sua acne. Mas se para si, a situação é diferente, a melhor forma de ter de volta a sua segurança e amor próprio é tratar o problema. Pode pedir ajuda ao seu farmacêutico para encontrar os produtos adequados e até consultar um dermatologista.

man wfilming himself

Viver melhor com a sua acne significa controlá-la melhor. Existem diferentes formas de o fazer, mas o objetivo é o mesmo: não se deixe definir apenas pelas suas imperfeições e não deixe que ocupem uma grande parte de sua vida.

  • Espremer. É quase instintivo, é uma forma de tentar fazer algo sobre a acne, mas é a forma errada. Espremer piora a situação da pele, sem esquecer o risco de causar cicatrizes.
  • Tentar de tudo e mais alguma coisa, desde as ideias mais mirabolantes da sua avó, à utilização de múltiplos cremes e alterações constantes na rotina.
  • Atacar a sua pele na tentativa de livrar-se das borbulhas de uma vez por todas, lavando com sabonetes irritantes, utilizando produtos de higiene e esfoliantes agressivos que só irão torna a sua pele mais sensibilizada.
teenager touching her pimples
  • Adotar uma rotina de limpeza adaptada à pele oleosa e mantê-la até nos dias que não utiliza maquilhagem. Lembre-se de lavar sempre o rosto duas vezes ao dia, passo básico e principal para uma pele saudável.
  • Utilizar, com bom senso, maquilhagem para disfarçar as imperfeições e certifique-se de escolher produtos que não obstruam os poros.
  • Consultar um dermatologista para receber um tratamento médico personalizado de acordo com a severidade da sua acne. O verdadeiro critério é o impacto que as borbulhas têm na sua saúde mental. Esteja ciente de que a luta contra a acne requer uma estratégia a longo prazo, sendo que os resultados definitivos podem demorar várias semanas ou meses. Mas as primeiras melhorias vão aparecer muito rapidamente, especialmente se seguir o conselho do médico.
woman applying make-up on acne prone skin

  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele oleosa ou com tendência acneica

    Patente D.A.F.

    Sébium Gel moussant actif

    (Ainda não há opiniões para este produto. Seja o primeiro!)

    Respeito e higiene profunda, o equilíbrio perfeito.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Gel moussant F500ml, gel-mousse de duche para pele oleosa
  • Higiene diária com enxaguamento

    Pele oleosa

    Patente D.A.F.

    Sébium Gel moussant

    (25 opiniões)

    Gel moussant: Gel de limpeza suave e purificante. Remove as impurezas e controla o brilho.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Global 30ml, cuidado da pele com tendência acneica
  • Cuidado diário

    Pele com tendência acneica

    Tecnologia Seborestore

    Sébium Global

    (16 opiniões)

    Global: O cuidado que elimina lesões e impede a sua recorrência.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes

  • BIODERMA foto produto, Sebium Sensitive 30ml, cuidado para pele com tendência acneica
  • Cuidado diário

    Pele com tendência acneica Pele sensível e fragilizada

    Tecnologia Inflastop™

    Sébium Sensitive

    (7 opiniões)

    Sensitive: O cuidado para a pele acneica sensível, que acalma, reidrata e elimina imperfeições.

    Indicado para

    Adultos, Adolescentes